O TEMPO PEDAGÓGICO E A ATUAÇÃO DO CONSELHO ESCOLAR: UM ESTUDO NECESSÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2624Palavras-chave:
Tempo. Pedagógico. Conselhos Escolares.Resumo
O intuito desse estudo foi apreender a relação existente entre os conceitos de tempo e trabalho pedagógico, bem como identificar o papel dos Conselhos Escolares na garantia de seu uso escolar, para uma formação integral, emancipadora, humana e cidadã para os estudantes das escolas públicas. A ideia para a realização deste artigo nasceu da preparação para apresentação de um seminário com uma série de cadernos elaborados pelo MEC, especificamente, o que trata do Conselho Escolar e o aproveitamento significativo do tempo pedagógico (Caderno 4), que se tornou o texto base para o artigo em questão. Como metodologia utilizou-se a pesquisa bibliográfica, tendo como base a legislação vigente, artigos, trabalhos acadêmicos e dissertações de mestrado, com o objetivo de apresentar uma reflexão sobre a relação dos conselhos escolares e o tempo pedagógico nas escolas, concernente a qualidade de ensino e o aproveitamento significativo do tempo na aprendizagem. Buscamos, assim, considerar o contexto histórico acerca da construção dos conceitos propostos, os processos de promoção, incentivo e suporte aos Conselhos Escolares diante do trabalho e das demandas a serem desenvolvidos na e com a escola e a sua importância e protagonismo junto aos processos pedagógicos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY