O TEMPO PEDAGÓGICO E A ATUAÇÃO DO CONSELHO ESCOLAR: UM ESTUDO NECESSÁRIO

Autores

  • Pedro Pereira Cortes Filho Universidade Federal do Tocantins
  • Giorgya Lima Justy de Freitas Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2624

Palavras-chave:

Tempo. Pedagógico. Conselhos Escolares.

Resumo

O intuito desse estudo foi apreender a relação existente entre os conceitos de tempo e trabalho pedagógico, bem como identificar o papel dos Conselhos Escolares na garantia de seu uso escolar, para uma formação integral, emancipadora, humana e cidadã para os estudantes das escolas públicas. A ideia para a realização deste artigo nasceu da preparação para apresentação de um seminário com uma série de cadernos elaborados pelo MEC, especificamente, o que trata do Conselho Escolar e o aproveitamento significativo do tempo pedagógico (Caderno 4), que se tornou o texto base para o artigo em questão. Como metodologia utilizou-se a pesquisa bibliográfica, tendo como base a legislação vigente, artigos, trabalhos acadêmicos e dissertações de mestrado, com o objetivo de apresentar uma reflexão sobre a relação dos conselhos escolares e o tempo pedagógico nas escolas, concernente a qualidade de ensino e o aproveitamento significativo do tempo na aprendizagem. Buscamos, assim, considerar o contexto histórico acerca da construção dos conceitos propostos, os processos de promoção, incentivo e suporte aos Conselhos Escolares diante do trabalho e das demandas a serem desenvolvidos na e com a escola e a sua importância e protagonismo junto aos processos pedagógicos.

Biografia do Autor

Pedro Pereira Cortes Filho, Universidade Federal do Tocantins

Professor de Matemática efetivo do Instituto Federal do Tocantins - IFTO. Mestrado Profissional em Educação pela Universidade Federal do Tocantins - UFT  (cursando).

Giorgya Lima Justy de Freitas, Universidade Federal do Tocantins

Professora de Educação Física efetiva do Estado do Tocantins. Mestrado Profissional em Educação pela Universidade Federal do Tocantins - UFT  (cursando).

Downloads

Publicado

30/10/2021

Como Citar

Cortes Filho, P. P. ., & Freitas, G. L. J. de . (2021). O TEMPO PEDAGÓGICO E A ATUAÇÃO DO CONSELHO ESCOLAR: UM ESTUDO NECESSÁRIO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(10), 874–889. https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2624