INCENTIVO A LEITURA NAS SALAS DE AULA: LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Iracy Marinho Barros
  • Patricia da Cruz Dias Universidade Federal do Tocantins

Palavras-chave:

Novas Tecnologias. Língua Inglesa. Recurso Pedagógico.

Resumo


O livro "Incentivo à Leitura nas Salas de Aula: Língua Portuguesa e Literatura no Ensino Fundamental" surge como uma resposta às crescentes demandas educacionais por práticas pedagógicas que promovam a leitura de forma dinâmica e eficaz. Em um mundo onde a tecnologia e a informação se tornam cada vez mais acessíveis, a leitura contínua sendo uma ferramenta essencial para a construção do conhecimento, desenvolvimento da crítica e enriquecimento cultural dos alunos.
Este material foi pensado para professores do Ensino Fundamental, especialmente os que trabalham com Língua Portuguesa e Literatura, trazendo uma abordagem prática sobre como incentivar a leitura em sala de aula, adaptada às diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). O objetivo é oferecer estratégias que aproximem os estudantes dos textos de forma significativa, promovendo não apenas o hábito da leitura, mas também a compreensão crítica e o prazer pelo conhecimento literário.
Dividido em capítulos específicos, o livro aborda desde a importância da leitura no ambiente escolar até uma discussão aprofundada sobre os diferentes gêneros textuais e suas aplicações, conforme orientações dos PCNs. Além disso, apresentamos sugestões de atividades que podem ser aplicadas no cotidiano escolar, com o propósito de tornar a prática de leitura mais acessível e atraente para os alunos.
Ao longo da obra, o leitor encontrará reflexões sobre os desafios e oportunidades de trabalhar a leitura em sala de aula, além de orientações que auxiliam na aplicação prática dos conceitos apresentados. O capítulo final reúne considerações que reforçam a relevância do incentivo à leitura como um pilar fundamental no processo educacional.
Esperamos que esta obra contribua para o aperfeiçoamento das práticas de leitura nas escolas, proporcionando um impacto positivo na formação de leitores críticos e criativos.

As autoras,

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia da Cruz Dias, Universidade Federal do Tocantins

Professora da Rede Estadual de Ensino, Graduada em Geografia. Universidade Federal do Tocantins.

Downloads

Publicado

2024-10-22

Como Citar

Barros, I. M., & Dias, P. da C. (2024). INCENTIVO A LEITURA NAS SALAS DE AULA: LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 17–49. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/16175

Edição

Seção

E-books

Categorias