A INCLUSÃO DA INTERNET NA EDUCAÇÃO PÚBLICA

Autores

  • Abilene San Martin de Souza Faculdades Integradas de Várzea Grande.
  • Cleonildo de Lima Campos Universidade de Cuiabá
  • Juniana Patrícia Silva de Souza Universidade de Várzea Grande
  • Maria Auxiliadora da Silva Faria Garcia
  • Rosecler de Carvalho Senra Santos UFMT
  • Silvaneide da Silva Vieira Faculdades Integradas de Várzea Grande

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2871

Palavras-chave:

MEC. Internet. Computadores.

Resumo

O objetivo do presente artigo é, abordar a importância da internet na educação, foi utilizado a metodologia bibliográfica realizada por meio de revistas como a veja, livro como (metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática como  e alguns sites para desenvolvimento e complementação do trabalho como Educação no século XXI: Cognição, tecnologias e aprendizagens. Atualmente, sabemos bem que o uso das tecnologias no ensino precisa vencer inúmeras barreiras, como a falta de infraestrutura, a falta de máquinas (computadores) nas escolas, internet de qualidade e com uma boa velocidade além de investimentos em capacitação para os funcionários. Aliás, a capacitação de funcionários é um dos desafios que permeiam e impedem a evolução da internet na educação pública em nosso país. Atualmente, várias escolas no Brasil foram beneficiadas com um sistema de informação avançado a internet, onde o MEC desenvolveu diversos projetos como o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo) que disponibiliza computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais às escolas além do projeto Um Computador por Aluno (UCA), que contribui com notebooks para todos os estudantes do ensino médio, em especial aos alunos Portadores de Necessidades Especiais (PNE). Para promover o acesso à internet há ainda o Programa de Banda Larga nas Escolas (PBLE) e outras ações, como o Programa Nacional de Formação Continuada presentes em todas as instituições municipais e estaduais, a Tecnologia Educacional (Proinfo Integrado) que orientam os educadores sobre o uso correto dessa tecnologia inovadora com seus alunos em sala de aula e todo o ambiente escolar. Em contra partida o MEC está atento para as necessidades das escolas estarem conectadas e de tecnologias pedagógicas serem disseminadas na rede pública de ensino. A direção é esta, mas ainda falta muito aprimoramento para o uso correto dessa ferramenta inovadora a Internet. Nota-se que a necessidade de evolução está presente em todo o mundo hoje, inclusive nos meios educacionais, a qual boa parte das instituições de ensino e aprendizagem conta com softwares e sites web para os desenvolvimentos de atividades complementares e vídeos aulas competentes que contribuirão na formação e na orientação de seus alunos.

Biografia do Autor

Abilene San Martin de Souza, Faculdades Integradas de Várzea Grande.

Licenciatura em Pedagogia pela "Feics", (Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão). Especialização "Educacao infantil com ênfase em Educação Especial. AVEC Faculdades Integradas de Várzea Grande.

Cleonildo de Lima Campos, Universidade de Cuiabá

Bacharel em Direito pela UNIC ( Universidade de Cuiabá), licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Uninter, Pós Graduado em Educação Infantil e Psicopedagogia Pela Faculeste.

Juniana Patrícia Silva de Souza, Universidade de Várzea Grande

Licenciada em pedagogia pela UNIVAG ( Universidade de Várzea Grande).

Maria Auxiliadora da Silva Faria Garcia

 Licenciada em Pedagogia.

Rosecler de Carvalho Senra Santos, UFMT

Faculdade de licenciatura plena em pedagogia realizada na universidade federal UFMT. especialização em educação infantil realizada na UFMT especialização em psicopedagogia realizada na FAUC.

Silvaneide da Silva Vieira, Faculdades Integradas de Várzea Grande

Licenciatura em Pedagogia pela "Feics", (Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão). Especialização "Educacao infantil com ênfase em Educação Especial. AVEC Faculdades Integradas de Várzea Grande.

Downloads

Publicado

11/11/2021

Como Citar

Souza, A. S. M. de ., Campos, C. de L. ., Souza, J. P. S. de ., Garcia, M. A. da S. F. ., Santos, R. de C. S. ., & Vieira, S. da S. . (2021). A INCLUSÃO DA INTERNET NA EDUCAÇÃO PÚBLICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(10), 2524–2534. https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2871

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.