O MULTILETRAMENTO E O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA: NOVAS LINGUAGENS NO CURRÍCULO ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19175

Palavras-chave:

Multiletramentos. Ensino de Inglês. Currículo. Linguagens Digitais. Educação Crítica.

Resumo

Este artigo discute os multiletramentos e suas implicações para o ensino de língua inglesa no contexto escolar contemporâneo. Considerando a crescente presença das linguagens digitais e multimodais na vida dos estudantes, propõe-se uma reflexão sobre a necessidade de repensar o currículo, incorporando novas práticas que valorizem a diversidade cultural e tecnológica. O estudo baseia-se em autores recentes que destacam os desafios e possibilidades dessa abordagem, analisando como o ensino de inglês pode se tornar mais inclusivo, crítico e significativo. Defende-se que os multiletramentos são fundamentais para formar sujeitos capazes de atuar em diferentes contextos comunicativos, utilizando a língua como prática social. Conclui-se que, apesar das dificuldades estruturais e pedagógicas, a adoção dos multiletramentos representa um avanço necessário para a educação linguística no século XXI.

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Biografia do Autor

Danilo Santos e Silva, Christian Business School

Graduado em Letras Inglês pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) - Sobral, CE. Professor efetivo de língua Inglesa do Estado do Ceará. Orcid: https://orcid.org/0009-0005-9836-4287. Mestre em Tecnologias Emergentes da Educação ( MUST University - Flórida, E.U.A.), Doutorando em Ciências da Educação (Christian Business School -Flórida, E.U.A.)

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Publicado

2025-05-13

Como Citar

Silva, D. S. e. (2025). O MULTILETRAMENTO E O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA: NOVAS LINGUAGENS NO CURRÍCULO ESCOLAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 2743–2752. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19175