PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM EDUCAÇÃO: UM ESTUDO TEÓRICO-CIENTÍFICO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA AS ORGANIZAÇÕES ESCOLARES
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12227Palavras-chave:
Planejamento estratégico. Organizações escolares. Prática política pedagógica.Resumo
O artigo apresenta como problema e a modo de objetivo geral descrever a importância do planejamento estratégico para as organizações escolares. E, como específicos conceituar, caracterizar, e compreender o planejamento estratégico segundo definições tecnopolíticas pedagógicas a respeito da gestão das organizações escolares. A metodologia é qualitativa, a técnica a analise documental-bibliográfica com lista de cotejo. Primeiramente se fez um monitorando da origem das palavras planejamento e estratégia que transformam se em conceitos de acordo a assunção de posicionamentos teóricos e práticos; logo, sua contextualização histórica. Após, as implicações que então supõe desenvolver uma matriz de planejamento com seus indicadores e objetivos em geral e educacional em particular, que denotam assim posições respeito ao modelo do exercício pedagógico. Que exige considerar o vínculo entre a eficiência, a eficácia, a avaliação e a efetividade da gestão escolar. Como resultados principais destacam-se: que o planejamento educacional é uma estratégia de intervenção técnica e política; que o planejamento político pedagógico como ação política assume posturas que desenvolve praticas com determinadas orientações; que estas, oscilam entre o modelo tradicional jesuítico pastoral reprodutivista; e, uma perspectiva mediadora crítica. Por tanto, definindo diferencialmente a identidade do planejamento estratégico da gestão escolar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY