PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM EDUCAÇÃO: UM ESTUDO TEÓRICO-CIENTÍFICO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA AS ORGANIZAÇÕES ESCOLARES

Autores

  • Glauco Anderson Arizi Pereira Universidad Autónoma de Asunción
  • Javier Numan Caballero Merlo Instituto de Investigação em Educação-IRE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12227

Palavras-chave:

Planejamento estratégico. Organizações escolares. Prática política pedagógica.

Resumo

O artigo apresenta como problema e a modo de objetivo geral descrever a importância do planejamento estratégico para as organizações escolares. E, como específicos conceituar, caracterizar, e compreender o planejamento estratégico segundo definições tecnopolíticas pedagógicas a respeito da gestão das organizações escolares. A metodologia é qualitativa, a técnica a analise documental-bibliográfica com lista de cotejo. Primeiramente se fez um monitorando da origem das palavras planejamento e estratégia que transformam se em conceitos de acordo a assunção de posicionamentos teóricos e práticos; logo, sua contextualização histórica. Após, as implicações que então supõe desenvolver uma matriz de planejamento com seus indicadores e objetivos em geral e educacional em particular, que denotam assim posições respeito ao modelo do exercício pedagógico. Que exige considerar o vínculo entre a eficiência, a eficácia, a avaliação e a efetividade da gestão escolar. Como resultados principais destacam-se: que o planejamento educacional é uma estratégia de intervenção técnica e política; que o planejamento político pedagógico como ação política assume posturas que desenvolve praticas com determinadas orientações; que estas, oscilam entre o modelo tradicional jesuítico pastoral reprodutivista; e, uma perspectiva mediadora crítica. Por tanto, definindo diferencialmente a identidade do planejamento estratégico da gestão escolar.

Biografia do Autor

Glauco Anderson Arizi Pereira, Universidad Autónoma de Asunción

Doutor em Ciências da Educação pela Universidad Autónoma de Asunción (UAA-Paraguai), Professor da Rede Municipal de Ensino de Dias D´ávila -Ba.

Javier Numan Caballero Merlo, Instituto de Investigação em Educação-IRE

Pôs-Doutor pelo Instituto de Investigação em Educação (IRE), Universidade de Barcelona (UB), Docente-Investigador por la Escuela de Posgrado (ESPO), Universidad del Este (UNE). Docente-Investigador por la Universidad Autónoma de Asunción (UAA). Investigador Categorizado (PRONII-CONACYT).

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

Pereira, G. A. A., & Merlo, J. N. C. (2023). PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM EDUCAÇÃO: UM ESTUDO TEÓRICO-CIENTÍFICO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA AS ORGANIZAÇÕES ESCOLARES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(12), 128–154. https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12227