PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM EDUCAÇÃO: UM ESTUDO TEÓRICO-CIENTÍFICO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA AS ORGANIZAÇÕES ESCOLARES

Autores

  • Glauco Anderson Arizi Pereira Universidad Autónoma de Asunción
  • Javier Numan Caballero Merlo Instituto de Investigação em Educação-IRE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12227

Palavras-chave:

Planejamento estratégico. Organizações escolares. Prática política pedagógica.

Resumo

O artigo apresenta como problema e a modo de objetivo geral descrever a importância do planejamento estratégico para as organizações escolares. E, como específicos conceituar, caracterizar, e compreender o planejamento estratégico segundo definições tecnopolíticas pedagógicas a respeito da gestão das organizações escolares. A metodologia é qualitativa, a técnica a analise documental-bibliográfica com lista de cotejo. Primeiramente se fez um monitorando da origem das palavras planejamento e estratégia que transformam se em conceitos de acordo a assunção de posicionamentos teóricos e práticos; logo, sua contextualização histórica. Após, as implicações que então supõe desenvolver uma matriz de planejamento com seus indicadores e objetivos em geral e educacional em particular, que denotam assim posições respeito ao modelo do exercício pedagógico. Que exige considerar o vínculo entre a eficiência, a eficácia, a avaliação e a efetividade da gestão escolar. Como resultados principais destacam-se: que o planejamento educacional é uma estratégia de intervenção técnica e política; que o planejamento político pedagógico como ação política assume posturas que desenvolve praticas com determinadas orientações; que estas, oscilam entre o modelo tradicional jesuítico pastoral reprodutivista; e, uma perspectiva mediadora crítica. Por tanto, definindo diferencialmente a identidade do planejamento estratégico da gestão escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glauco Anderson Arizi Pereira, Universidad Autónoma de Asunción

Doutor em Ciências da Educação pela Universidad Autónoma de Asunción (UAA-Paraguai), Professor da Rede Municipal de Ensino de Dias D´ávila -Ba.

Javier Numan Caballero Merlo, Instituto de Investigação em Educação-IRE

Pôs-Doutor pelo Instituto de Investigação em Educação (IRE), Universidade de Barcelona (UB), Docente-Investigador por la Escuela de Posgrado (ESPO), Universidad del Este (UNE). Docente-Investigador por la Universidad Autónoma de Asunción (UAA). Investigador Categorizado (PRONII-CONACYT).

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

Pereira, G. A. A., & Merlo, J. N. C. (2023). PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM EDUCAÇÃO: UM ESTUDO TEÓRICO-CIENTÍFICO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA AS ORGANIZAÇÕES ESCOLARES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(12), 128–154. https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12227