EDUCAÇÃO ATIVA: OS BENEFÍCIOS E DIFICULDADES DO NOVO PARADIGMA PEDAGÓGICO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20380Palavras-chave:
Educação Ativa. Tecnologias de Informação e Comunicação. Protagonismo. Metodologias Pedagógicas. Formação de Educadores.Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar o impacto da Educação Ativa no processo de ensino e aprendizagem, destacando as metodologias associadas, as implicações da integração das tecnologias e os desafios enfrentados na implementação desse modelo pedagógico. A pesquisa foi conduzida por meio de uma abordagem bibliográfica, com base em fontes secundárias como artigos acadêmicos e livros, que discutem a Educação Ativa e o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no contexto educacional. O desenvolvimento do estudo abordou as metodologias de ensino, como a aprendizagem baseada em projetos, o ensino híbrido e a sala de aula invertida, que favorecem a participação ativa dos alunos, a autonomia e a colaboração. Além disso, a pesquisa identificou que, embora a Educação Ativa traga benefícios significativos, como o desenvolvimento de habilidades críticas e colaborativas, sua implementação enfrenta obstáculos como a resistência dos educadores e a falta de infraestrutura tecnológica. Por fim, concluiu-se que a Educação Ativa representa uma oportunidade para transformar a educação, mas sua adoção efetiva exige investimentos em formação profissional e melhorias na infraestrutura escolar. A necessidade de novos estudos foi ressaltada para investigar formas de superar os desafios e aprimorar a implementação desse modelo em diferentes contextos educacionais.
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