EDUCAÇÃO ATIVA: OS BENEFÍCIOS E DIFICULDADES DO NOVO PARADIGMA PEDAGÓGICO

Autores

  • Keyla Bronelle Castelan Faveni
  • Arthur Coradini Pin Must University
  • Beatriz Hortência Cecon Novo Boeque Instituto Federal do Espírito Santo
  • Jéssica Pianissolla Dalfior FAVENI
  • Luana de Fátima Vicente da Silva Faculdade Unimais
  • Mariluse  Alledi de Souza Universidade Castelo Branco
  • Sílvia Stahorzky Pacheco FAVENI
  • Suellen de Deus Costa Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20380

Palavras-chave:

Educação Ativa. Tecnologias de Informação e Comunicação. Protagonismo. Metodologias Pedagógicas. Formação de Educadores.

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar o impacto da Educação Ativa no processo de ensino e aprendizagem, destacando as metodologias associadas, as implicações da integração das tecnologias e os desafios enfrentados na implementação desse modelo pedagógico. A pesquisa foi conduzida por meio de uma abordagem bibliográfica, com base em fontes secundárias como artigos acadêmicos e livros, que discutem a Educação Ativa e o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no contexto educacional. O desenvolvimento do estudo abordou as metodologias de ensino, como a aprendizagem baseada em projetos, o ensino híbrido e a sala de aula invertida, que favorecem a participação ativa dos alunos, a autonomia e a colaboração. Além disso, a pesquisa identificou que, embora a Educação Ativa traga benefícios significativos, como o desenvolvimento de habilidades críticas e colaborativas, sua implementação enfrenta obstáculos como a resistência dos educadores e a falta de infraestrutura tecnológica. Por fim, concluiu-se que a Educação Ativa representa uma oportunidade para transformar a educação, mas sua adoção efetiva exige investimentos em formação profissional e melhorias na infraestrutura escolar. A necessidade de novos estudos foi ressaltada para investigar formas de superar os desafios e aprimorar a implementação desse modelo em diferentes contextos educacionais.

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Biografia do Autor

Keyla Bronelle Castelan, Faveni

Pós-Graduação em Formação de Docentes: Educação Infantil, Alfabetização e Educação Especial. Faculdade Venda Nova do Imigrante- Faveni.

Arthur Coradini Pin, Must University

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação. Must. University – USA.

Beatriz Hortência Cecon Novo Boeque, Instituto Federal do Espírito Santo

Pós-Graduação em Educação Especial Inclusiva. Instituto Federal do Espírito Santo.

Jéssica Pianissolla Dalfior, FAVENI

Pós-Graduação em Metodologia do Ensino de Matemática. Faculdade Venda Nova do Imigrante- Faveni.

Luana de Fátima Vicente da Silva, Faculdade Unimais

Pós-Graduação em Educação Especial e Inclusiva. Faculdade Unimais(faculdade Educamais).

Mariluse  Alledi de Souza, Universidade Castelo Branco

Pós-Graduação em Gestão Integradora. Universidade Castelo Branco.

Sílvia Stahorzky Pacheco, FAVENI

Pós-Graduação em Ensino de Ciências. Faculdade Venda Nova do Imigrante- Faveni.

Suellen de Deus Costa, Universidade Federal do Piauí

Pós-Graduação em Currículo e Prática Docente nos Anos Iniciais do Ensino |Fundamental. Universidade Federal do Piauí.

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Publicado

2025-07-15

Como Citar

Castelan, K. B., Pin, A. C., Boeque, B. H. C. N., Dalfior, J. P., Silva, L. de F. V. da, Souza, M. A. de, … Costa, S. de D. (2025). EDUCAÇÃO ATIVA: OS BENEFÍCIOS E DIFICULDADES DO NOVO PARADIGMA PEDAGÓGICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 1769–1776. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20380