EDUCAÇÃO DIGITAL: VANTAGENS, BENEFÍCIOS E RISCOS NA APRENDIZAGEM

Autores

  • José Cristiano Lima de Freitas Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Flávio de Paiva Maia Unifaveni
  • Gracielli da Cruz Silveira Rocha Must University
  • Josciene Cândida da Conceição Santos Must University
  • Maria de Fátima Vieira de Oliveira Diniz Must University
  • Maria Silvia Costa Muniz Must University
  • Roberto Carlos Cipriani Faculdad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Simone Sabino Moura Pinto Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20163

Palavras-chave:

Educação digital. Gamificação. Realidade virtual. Desigualdade digital. Formação de educadores.

Resumo

Este estudo abordou a integração de tecnologias digitais no ambiente educacional, investigando as vantagens, benefícios e riscos dessa transformação no ensino e na aprendizagem. O objetivo geral foi analisar o impacto da educação digital no processo de ensino-aprendizagem, considerando suas implicações tanto positivas quanto negativas. A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma revisão bibliográfica, com foco em estudos e publicações relevantes sobre o uso de ferramentas tecnológicas como gamificação, realidade virtual e inteligência artificial no ensino. Durante o desenvolvimento, foram identificados benefícios significativos, como a personalização do ensino, o aumento da motivação dos alunos e a ampliação do acesso ao conhecimento. No entanto, também surgiram desafios, como a desigualdade no acesso às tecnologias, a necessidade de formação contínua dos educadores e os impactos na saúde mental dos alunos. As considerações finais indicaram que, embora a educação digital apresente grandes potencialidades, é crucial que estudos sejam realizados para avaliar de maneira profunda seus efeitos a longo prazo e identificar estratégias para mitigar os riscos identificados. A continuidade das pesquisas é essencial para otimizar o uso das tecnologias no ensino, garantindo que seus benefícios sejam aproveitados de forma eficaz e equitativa.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Cristiano Lima de Freitas, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutorando em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS)

Flávio de Paiva Maia, Unifaveni

Mestre em Administração Centro Universitário Faveni (Unifaveni).

Gracielli da Cruz Silveira Rocha, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST)

Josciene Cândida da Conceição Santos, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST)

Maria de Fátima Vieira de Oliveira Diniz, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST)

Maria Silvia Costa Muniz, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST)

Roberto Carlos Cipriani, Faculdad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutorando em Ciências da Educação. Faculdad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS)

Simone Sabino Moura Pinto, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST).

Downloads

Publicado

2025-06-26

Como Citar

Freitas, J. C. L. de, Maia, F. de P., Rocha, G. da C. S., Santos, J. C. da C., Diniz, M. de F. V. de O., Muniz, M. S. C., … Pinto, S. S. M. (2025). EDUCAÇÃO DIGITAL: VANTAGENS, BENEFÍCIOS E RISCOS NA APRENDIZAGEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 5151–5158. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20163