CULTURA MAKER NA EDUCAÇÃO: TRANSFORMANDO A APRENDIZAGEM POR MEIO DA EXPERIMENTAÇÃO

Autores

  • Emily Silva Maciel Serrano MUST
  • Claudia da Silva Lima Vieira MUST
  • Lislei Maria da Silveira Arantes MUST
  • Luciano Gabriel dos Santos FICS
  • Márcia Maria de Fátima Pereira Soares MUST
  • Marli Teresinha Primão Tibola MUST
  • Olivia da Silveira Borges Bastos MUST
  • Roberto Carlos Cipriani FICS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18678

Palavras-chave:

Cultura Maker. Sala de aula. Projetos.

Resumo

Diante de um panorama educacional que clamava por métodos de ensino que superassem a mera transmissão de conteúdo, a cultura maker surge como resposta inovadora. A mudança na metodologia de ensino, ao adotar o modelo maker, transforma o espaço escolar em um local de aprendizado ativo e autônomo. Os estudantes, ao invés de receberem o saber passivamente, tornam-se construtores de seus conhecimentos, aplicando teorias em situações práticas e concretas. A metodologia maker conecta saberes diversos de forma prática e colaborativa. Ao desenvolver projetos, estudantes aplicam conhecimentos de várias áreas simultaneamente, fortalecendo a compreensão global. A filosofia maker ressignifica o erro, vendo-o como trampolim para o progresso. A prática de projetos possibilita aos estudantes testarem e aperfeiçoarem ideias, fomentando a autonomia e a busca por soluções. Deste modo, o objetivo geral foi analisar a transformação da sala de aula pela cultura maker, focando em projetos práticos, interdisciplinaridade e a importância do erro no aprendizado. A importância desta pesquisa se revela ao elucidar como a cultura maker, através de projetos práticos e interdisciplinares, transforma a sala de aula em um ambiente de aprendizado dinâmico e centrado no aluno. O trabalho em questão consiste em uma pesquisa bibliográfica, onde a análise e interpretação de fontes teóricas, como artigos científicos, livros, foram empregadas para explorar a cultura maker como um paradigma educacional inovador (Gil, 2019). Em conclusão, a cultura maker revoluciona o ensino, promovendo aprendizado ativo, interdisciplinaridade e ressignificação do erro, preparando alunos para desafios futuros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emily Silva Maciel Serrano, MUST

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Claudia da Silva Lima Vieira, MUST

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Lislei Maria da Silveira Arantes, MUST

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação,Must University (MUST).

Luciano Gabriel dos Santos, FICS

Doutorando em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Márcia Maria de Fátima Pereira Soares, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Marli Teresinha Primão Tibola, MUST

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Olivia da Silveira Borges Bastos, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Roberto Carlos Cipriani, FICS

Mestre em Ciências da Educação, Faculdad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Downloads

Publicado

2025-04-03

Como Citar

Serrano, E. S. M., Vieira, C. da S. L., Arantes, L. M. da S., Santos, L. G. dos, Soares, M. M. de F. P., Tibola, M. T. P., … Cipriani, R. C. (2025). CULTURA MAKER NA EDUCAÇÃO: TRANSFORMANDO A APRENDIZAGEM POR MEIO DA EXPERIMENTAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 340–347. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18678