TECNOLOGIAS E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM EXPERIÊNCIAS COM PLATAFORMAS EDUCACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20412Palavras-chave:
Tecnologias Digitais. Mediação Pedagógica. Plataformas Educacionais. Formação Docente. Educação Básica.Resumo
Esta pesquisa investiga as relações entre mediação pedagógica e o uso de plataformas educacionais digitais na educação básica, com foco na atuação docente frente aos desafios e possibilidades da cultura digital. A partir de uma abordagem qualitativa e fundamentação bibliográfica, o estudo analisa como o uso intencional de plataformas pode fortalecer metodologias ativas, promover a personalização da aprendizagem e estimular a construção de trajetórias educativas mais significativas. A mediação, nesse contexto, requer do docente não apenas domínio técnico, mas consciência crítica, escuta ativa e planejamento formativo. Como destacam Bezerra e Lima (2019, p. 3), as tecnologias digitais devem ser vistas como aliadas no processo de ensino, sem substituir a intencionalidade pedagógica. Os resultados revelam desafios ligados à infraestrutura, formação docente e integração curricular das tecnologias, mas também apontam para experiências bem-sucedidas em que as plataformas favorecem a autonomia dos estudantes e ampliam a cultura digital na escola pública. Conclui-se que a mediação pedagógica no uso de plataformas educacionais demanda postura ética, sensibilidade didática e compromisso com a aprendizagem, consolidando-se como estratégia para a qualificação do ensino em contextos diversos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY