TECNOLOGIAS E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM EXPERIÊNCIAS COM PLATAFORMAS EDUCACIONAIS

Autores

  • Rosângela Nunes Brito FICS
  • Antonia Karine Silva Bezerra UNADES
  • Bruno Benjamim dos Santos Must University
  • Giuliani Câmara dos Santos Must University
  • Kelly Fernanda Moreira Cantareli Must University
  • Roberto Carlos Cipriani FICS
  • Romilda Alves Rodrigues Dias Must University
  • Valéria Corrêa Calixto Cabral Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20412

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais. Mediação Pedagógica. Plataformas Educacionais. Formação Docente. Educação Básica.

Resumo

Esta pesquisa investiga as relações entre mediação pedagógica e o uso de plataformas educacionais digitais na educação básica, com foco na atuação docente frente aos desafios e possibilidades da cultura digital. A partir de uma abordagem qualitativa e fundamentação bibliográfica, o estudo analisa como o uso intencional de plataformas pode fortalecer metodologias ativas, promover a personalização da aprendizagem e estimular a construção de trajetórias educativas mais significativas. A mediação, nesse contexto, requer do docente não apenas domínio técnico, mas consciência crítica, escuta ativa e planejamento formativo. Como destacam Bezerra e Lima (2019, p. 3), as tecnologias digitais devem ser vistas como aliadas no processo de ensino, sem substituir a intencionalidade pedagógica. Os resultados revelam desafios ligados à infraestrutura, formação docente e integração curricular das tecnologias, mas também apontam para experiências bem-sucedidas em que as plataformas favorecem a autonomia dos estudantes e ampliam a cultura digital na escola pública. Conclui-se que a mediação pedagógica no uso de plataformas educacionais demanda postura ética, sensibilidade didática e compromisso com a aprendizagem, consolidando-se como estratégia para a qualificação do ensino em contextos diversos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosângela Nunes Brito, FICS

Mestranda em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Antonia Karine Silva Bezerra, UNADES

Doutoranda em Ciências da Educação. Universidad del Sol (UNADES).

Bruno Benjamim dos Santos, Must University

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST).

Giuliani Câmara dos Santos, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST).

Kelly Fernanda Moreira Cantareli, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST).

Roberto Carlos Cipriani, FICS

Doutorando em Ciências da Educação. Faculdad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Romilda Alves Rodrigues Dias, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST).

Valéria Corrêa Calixto Cabral, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST).

Downloads

Publicado

2025-07-17

Como Citar

Brito, R. N., Bezerra, A. K. S., Santos, B. B. dos, Santos, G. C. dos, Cantareli, K. F. M., Cipriani, R. C., … Cabral, V. C. C. (2025). TECNOLOGIAS E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM EXPERIÊNCIAS COM PLATAFORMAS EDUCACIONAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 2100–2109. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20412