METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA EJA: TRANSFORMANDO O PROCESSO EDUCATIVO

Autores

  • Rosângela Maria de Souza Cruz Must University
  • Francisco José de Oliveira Barbosa Must University
  • Geane Lima Pereira Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Iranilda de Argôlo Gomes Universidade Americana
  • José Milton Davi da Silva Must University
  • Marcia Elena de Azevedo Montovaneli Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Miriam Batista da Silva Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Roberto Carlos Cipriani Faculdade Interamericana de Ciencias Sociales
  • Valdice da Silva Oliveira Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18261

Palavras-chave:

Metodologias ativas. Educação de Jovens e Adultos. Ensino. Tecnologias digitais. Formação docente.

Resumo

Este estudo investigou o impacto das metodologias ativas no processo educativo da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o objetivo de analisar como essas metodologias poderiam transformar o ensino e melhorar o desempenho acadêmico dos alunos. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, com uma metodologia bibliográfica, revisando estudos, artigos e livros relevantes sobre o tema. Foram analisadas as contribuições das metodologias ativas para a EJA, incluindo práticas como aprendizagem baseada em problemas, gamificação e o uso de tecnologias digitais. Os resultados indicaram que as metodologias ativas têm promovido um ensino dinâmico e colaborativo, aumentando o engajamento dos alunos e promovendo sua autonomia no processo de aprendizagem. Além disso, essas metodologias se mostraram eficazes na superação de desafios comuns na EJA, como a heterogeneidade das turmas e as trajetórias educacionais diversas dos alunos. No entanto, a pesquisa também apontou limitações, como a resistência dos docentes, dificuldades tecnológicas e falta de infraestrutura, que podem dificultar a implementação dessas metodologias. As considerações finais sugeriram que a formação continuada dos professores e a melhoria da infraestrutura são essenciais para o sucesso da implementação das metodologias ativas na EJA. Recomenda-se a realização de novos estudos para explorar os impactos dessas metodologias a longo prazo e sua adaptação a diferentes contextos regionais e culturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosângela Maria de Souza Cruz, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Francisco José de Oliveira Barbosa, Must University

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Geane Lima Pereira, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Mestranda em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Iranilda de Argôlo Gomes, Universidade Americana

Mestra em Ciências da Educação, Universidade Americana.

José Milton Davi da Silva, Must University

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Marcia Elena de Azevedo Montovaneli, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Mestranda em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Miriam Batista da Silva, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Mestranda em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Roberto Carlos Cipriani, Faculdade Interamericana de Ciencias Sociales

Doutorando em Ciências da Educação. Faculdade Interamericana de Ciencias Sociales  (FICS).

Valdice da Silva Oliveira, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Mestranda em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

 

 

Downloads

Publicado

2025-02-24

Como Citar

Cruz, R. M. de S., Barbosa, F. J. de O., Pereira, G. L., Gomes, I. de A., Silva, J. M. D. da, Montovaneli, M. E. de A., … Oliveira, V. da S. (2025). METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA EJA: TRANSFORMANDO O PROCESSO EDUCATIVO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(2), 2044–2060. https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18261