METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA EJA: TRANSFORMANDO O PROCESSO EDUCATIVO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18261Palavras-chave:
Metodologias ativas. Educação de Jovens e Adultos. Ensino. Tecnologias digitais. Formação docente.Resumo
Este estudo investigou o impacto das metodologias ativas no processo educativo da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o objetivo de analisar como essas metodologias poderiam transformar o ensino e melhorar o desempenho acadêmico dos alunos. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, com uma metodologia bibliográfica, revisando estudos, artigos e livros relevantes sobre o tema. Foram analisadas as contribuições das metodologias ativas para a EJA, incluindo práticas como aprendizagem baseada em problemas, gamificação e o uso de tecnologias digitais. Os resultados indicaram que as metodologias ativas têm promovido um ensino dinâmico e colaborativo, aumentando o engajamento dos alunos e promovendo sua autonomia no processo de aprendizagem. Além disso, essas metodologias se mostraram eficazes na superação de desafios comuns na EJA, como a heterogeneidade das turmas e as trajetórias educacionais diversas dos alunos. No entanto, a pesquisa também apontou limitações, como a resistência dos docentes, dificuldades tecnológicas e falta de infraestrutura, que podem dificultar a implementação dessas metodologias. As considerações finais sugeriram que a formação continuada dos professores e a melhoria da infraestrutura são essenciais para o sucesso da implementação das metodologias ativas na EJA. Recomenda-se a realização de novos estudos para explorar os impactos dessas metodologias a longo prazo e sua adaptação a diferentes contextos regionais e culturais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY