DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E TRANSFORMADORA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18274Palavras-chave:
Tecnologias digitais. Educação de Jovens e Adultos. Inclusão. Transformação educacional. Letramento digital.Resumo
Este estudo investigou os desafios e as possibilidades no uso das tecnologias digitais na Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o objetivo de analisar como essas ferramentas poderiam promover uma educação inclusiva e transformadora. A pesquisa foi realizada por meio de uma revisão bibliográfica, abordando os principais conceitos relacionados à EJA, tecnologias digitais e inclusão educacional. Foram analisadas diversas fontes acadêmicas, incluindo livros, artigos e dissertações, para identificar as barreiras e os benefícios da implementação das tecnologias no contexto da EJA. Os resultados revelaram que, embora as tecnologias digitais apresentem um grande potencial para melhorar o desempenho acadêmico e a inclusão dos alunos, ainda existem desafios significativos, como a falta de infraestrutura, a resistência dos professores e a escassez de capacitação contínua. Além disso, as tecnologias digitais mostraram-se eficazes na personalização do ensino, permitindo que os alunos aprendam de acordo com seu próprio ritmo, e no desenvolvimento de competências digitais. As considerações finais indicaram que, para que os benefícios das tecnologias digitais sejam aproveitados na EJA, é necessário superar os desafios estruturais e investir na formação contínua dos educadores. A pesquisa destacou a importância da implementação de políticas públicas para garantir o acesso à tecnologia e a capacitação dos docentes, além da necessidade de novos estudos para complementar os achados e explorar as práticas pedagógicas no uso das tecnologias na EJA.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY