DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E TRANSFORMADORA

Autores

  • Jessé Marques Lima Costa Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Aurélio Marcos dos Santos Nascimento Must University
  • Geane Lima Pereira Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Leidiane Malini Costa Must University
  • Lizia de Paula Leal Must University
  • Luzimilton Romão Teixeira Faculdade Kurios
  • Pablo Rodrigo de Oliveira Silva Centro Universitário São José
  • Roberto Carlos Cipriani Faculdade Interamericana de Ciencias Sociales
  • Rogmar Oliveira Must University
  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Faculdade de Ciencias Sociales Interamericana

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18274

Palavras-chave:

Tecnologias digitais. Educação de Jovens e Adultos. Inclusão. Transformação educacional. Letramento digital.

Resumo

Este estudo investigou os desafios e as possibilidades no uso das tecnologias digitais na Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o objetivo de analisar como essas ferramentas poderiam promover uma educação inclusiva e transformadora. A pesquisa foi realizada por meio de uma revisão bibliográfica, abordando os principais conceitos relacionados à EJA, tecnologias digitais e inclusão educacional. Foram analisadas diversas fontes acadêmicas, incluindo livros, artigos e dissertações, para identificar as barreiras e os benefícios da implementação das tecnologias no contexto da EJA. Os resultados revelaram que, embora as tecnologias digitais apresentem um grande potencial para melhorar o desempenho acadêmico e a inclusão dos alunos, ainda existem desafios significativos, como a falta de infraestrutura, a resistência dos professores e a escassez de capacitação contínua. Além disso, as tecnologias digitais mostraram-se eficazes na personalização do ensino, permitindo que os alunos aprendam de acordo com seu próprio ritmo, e no desenvolvimento de competências digitais. As considerações finais indicaram que, para que os benefícios das tecnologias digitais sejam aproveitados na EJA, é necessário superar os desafios estruturais e investir na formação contínua dos educadores. A pesquisa destacou a importância da implementação de políticas públicas para garantir o acesso à tecnologia e a capacitação dos docentes, além da necessidade de novos estudos para complementar os achados e explorar as práticas pedagógicas no uso das tecnologias na EJA.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jessé Marques Lima Costa, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutorando em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Aurélio Marcos dos Santos Nascimento, Must University

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Geane Lima Pereira, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Mestranda em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Leidiane Malini Costa, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Lizia de Paula Leal, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Luzimilton Romão Teixeira, Faculdade Kurios

Especialista em Metodologia do Ensino Básico, Faculdade Kurios (FAK).

Pablo Rodrigo de Oliveira Silva, Centro Universitário São José

Doutor em Ciências da Reabilitação, Universidade Castelo Branco e Centro Universitário São José.

Roberto Carlos Cipriani, Faculdade Interamericana de Ciencias Sociales

Doutorando em Ciências da Educação, Faculdade Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Rogmar Oliveira, Must University

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Faculdade de Ciencias Sociales Interamericana

Doutoranda em Ciências da Educação, Faculdade de Ciencias Sociales Interamericana (FICS).         

Downloads

Publicado

2025-02-24

Como Citar

Costa, J. M. L., Nascimento, A. M. dos S., Pereira, G. L., Costa, L. M., Leal, L. de P., Teixeira, L. R., … Santos, S. M. A. V. (2025). DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E TRANSFORMADORA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(2), 2135–2150. https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18274