APLICABILIDADE DAS TECNOLOGIAS NA EJA: USO DE APLICATIVOS DIGITAIS NUMA PERSPECTIVA COLABORATIVA

Autores

  • Danielle Sobral Porto Costa Rede Municipal de Salvador
  • Antonio Amorim Universidade Federal da Bahia
  • Jocenildes Zacarias Santos Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.5834

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos. Aplicativos Digitais. Metodologia Colaborativa.

Resumo

Este artigo analisou alguns softwares educativos com o propósito de incentivar educadores e educandos a se familiarizarem e conhecerem aplicativos digitais para uso nas salas de aula, visando incluir os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na era digital. Entende-se que há uma multiplicidade de possibilidades na utilização de softwares digitais educativos integrados a educação, com apoio na aprendizagem colaborativa, no qual a interação e o protagonismo, potencializam a construção de conhecimentos. Deste modo, o objetivo geral é fomentar o uso de aplicativos digitais adequados para uso na prática docente em prol de aprendizagem colaborativa, permitindo a inclusão educacional e social dos estudantes da EJA. Para este estudo foi utilizado a pesquisa qualitativa como abordagem da investigação, focando na investigação bibliográfica para elucidar os dados e as informações. Os resultados apresentados subsidiarão os educadores a pesquisarem aplicativos digitais adequados a realidade do educando e aos propósitos da sua prática educativa, visando integrar a EJA ao mundo digital na contemporaneidade.

Biografia do Autor

Danielle Sobral Porto Costa, Rede Municipal de Salvador

Professora e Vice-Diretora da Rede Municipal de Salvador. Mestra do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos da UNEB. Pós-graduação em Alfabetização pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Grupo de Pesquisa – Gestão, organização e Políticas Públicas em Educação e Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguagens, Infâncias, EJA e Tecnologias da Informação e Comunicação-GELITIC. E-mail:danielleporto22@gmail.com. ORCID 0000-0001-9851-2132.

Antonio Amorim, Universidade Federal da Bahia

Pós-Doutorado em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia; Doutorado em Psicologia pela Universidade de Barcelona-Espanha. Mestrado em Currículo pela PUC-SP. Foi professor Titular/Pleno da Universidade do Estado da Bahia e Diretor do Departamento de Educação do Campus I da UNEB. É Membro Eleito da Academia Baiana de Educação. É Coordenador do Grupo de Pesquisa sobre organização, gestão, tecnologia e políticas públicas em educação, com registro no CNPQ. Tem atuação como consultor da educação básica em diferentes municípios. É escritor com mais de 20 livros publicados. E-mail: antonioamorim52@gmail.com. ORCID 0000-0003-3236-9139.

Jocenildes Zacarias Santos, Universidade do Estado da Bahia

Pós-Doutorado em Educação e Contemporaneidade. Doutorado em Educação e Contemporaneidade. Mestrado em Educação e Contemporaneidade. Pedagoga. Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação. Coordenadora do curso de Pedagogia EAD pela Universidade Aberta do Brasil (UAB/UNEB), Líder do Grupo de Pesquisa GELITIC (Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguagens, Infâncias, EJA e Tecnologias da Informação e Comunicação). Professora permanente do Mestrado Profissional em Educação e Jovens e Adultos (MPEJA/ UNEB). Parecerista ad hoc da EDUFBa (UFBA). Parecerista ad hoc da Revista Interfaces da Educação (UEMS). Parecerista ad hoc da PROEX (UNEB). E-mail: jocenildes.uab@gmail.com ORCID 0000-0003-3030-5078. 

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Costa, D. S. P. ., Amorim, A. ., & Santos, J. Z. . (2022). APLICABILIDADE DAS TECNOLOGIAS NA EJA: USO DE APLICATIVOS DIGITAIS NUMA PERSPECTIVA COLABORATIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(6), 200–224. https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.5834