TECNOLOGIAS E PROTAGONISMO JUVENIL NA ESCOLA

Autores

  • Joseane Nascimento Lima da Silva Angelo FICS
  • Adiana Beatriz Costa Must University
  • Adriana Suzana Ferreira Must University
  • Edileuza Gomes de Souza FICS
  • Lucy de Azevedo Maymone Must University
  • Maycon Gama Ribeiro FICS
  • Stéphany Calderaro Milheiro Must University
  • Valéria Maria Amorim da Silva Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20265

Palavras-chave:

Tecnologias digitais. Protagonismo juvenil. Autonomia. Metodologias inovadoras. Educação.

Resumo

O presente estudo abordou o impacto das tecnologias digitais no protagonismo juvenil e na autonomia dos estudantes no ambiente escolar. O problema central da pesquisa foi entender como as tecnologias digitais influenciam a aprendizagem dos alunos e o papel dos professores nesse processo de adaptação às novas dinâmicas educacionais. O objetivo geral foi analisar as possibilidades e os impactos das tecnologias digitais no desenvolvimento da autonomia dos estudantes, considerando o papel das metodologias inovadoras, como a sala de aula invertida e a cultura maker. A pesquisa adotou uma metodologia bibliográfica, baseada na revisão de estudos acadêmicos, dissertações e artigos especializados sobre o uso de tecnologias no ensino. O desenvolvimento do trabalho abordou o impacto das ferramentas digitais no protagonismo dos alunos, a mudança no papel do professor e a integração de metodologias que favorecem a aprendizagem colaborativa. As considerações finais indicaram que as tecnologias digitais são fundamentais para promover um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e colaborativo, mas exigem a capacitação contínua dos professores e uma implementação gradual para que sejam eficazes. Além disso, foram apontadas a necessidade de novas pesquisas para aprofundar os efeitos dessas tecnologias no ensino e os desafios relacionados ao acesso desigual às ferramentas digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joseane Nascimento Lima da Silva Angelo, FICS

Doutoranda em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Adiana Beatriz Costa, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University (MUST).

Adriana Suzana Ferreira, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University (MUST).

Edileuza Gomes de Souza, FICS

Doutoranda em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Lucy de Azevedo Maymone, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University (MUST).

Maycon Gama Ribeiro, FICS

Doutorando em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Stéphany Calderaro Milheiro, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University (MUST).

Valéria Maria Amorim da Silva, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University (MUST).

Downloads

Publicado

2025-07-04

Como Citar

Angelo, J. N. L. da S., Costa, A. B., Ferreira, A. S., Souza, E. G. de, Maymone, L. de A., Ribeiro, M. G., … Silva, V. M. A. da. (2025). TECNOLOGIAS E PROTAGONISMO JUVENIL NA ESCOLA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 399–406. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20265