TECNOLOGIAS E PROTAGONISMO JUVENIL NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20265Palavras-chave:
Tecnologias digitais. Protagonismo juvenil. Autonomia. Metodologias inovadoras. Educação.Resumo
O presente estudo abordou o impacto das tecnologias digitais no protagonismo juvenil e na autonomia dos estudantes no ambiente escolar. O problema central da pesquisa foi entender como as tecnologias digitais influenciam a aprendizagem dos alunos e o papel dos professores nesse processo de adaptação às novas dinâmicas educacionais. O objetivo geral foi analisar as possibilidades e os impactos das tecnologias digitais no desenvolvimento da autonomia dos estudantes, considerando o papel das metodologias inovadoras, como a sala de aula invertida e a cultura maker. A pesquisa adotou uma metodologia bibliográfica, baseada na revisão de estudos acadêmicos, dissertações e artigos especializados sobre o uso de tecnologias no ensino. O desenvolvimento do trabalho abordou o impacto das ferramentas digitais no protagonismo dos alunos, a mudança no papel do professor e a integração de metodologias que favorecem a aprendizagem colaborativa. As considerações finais indicaram que as tecnologias digitais são fundamentais para promover um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e colaborativo, mas exigem a capacitação contínua dos professores e uma implementação gradual para que sejam eficazes. Além disso, foram apontadas a necessidade de novas pesquisas para aprofundar os efeitos dessas tecnologias no ensino e os desafios relacionados ao acesso desigual às ferramentas digitais.
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