INTERVENÇÃO TRANSFORMADORA: O PAPEL INTEGRADO DO SERVIÇO SOCIAL, EDUCAÇÃO E EJA NA RESSOCIALIZAÇÃO DE INDIVÍDUOS

Autores

  • Vitor Dos Santos Fialho URCAMP
  • Carina Soares Noda PUCRS
  • Thalison Crizel Coll UCPEL
  • Diuliano Barbosa da Silveira SENAC
  • Luisa Haertel de Carvalho UCPEL
  • Samuel Ferreira Machado Anhanguera 

Palavras-chave:

EJA. Ressocialização. Casas Prisionais. Ferramenta. Gestão Social.

Resumo

Queridos leitores,
Estamos entusiasmados em apresentar a vocês nosso livro digital, uma obra que mergulha no tema da ressocialização no sistema prisional brasileiro. Neste livro, destacamos o papel fundamental do Serviço Social, da Educação e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nesse processo de transformação.
No Brasil, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) desempenha um papel crucial na inclusão educacional de milhões de pessoas que não tiveram acesso à educação básica na idade regular. Dados do IBGE revelam que aproximadamente 11% da população brasileira com 15 anos ou mais ainda é considerada analfabeta. Isso evidencia a necessidade contínua de programas de EJA para garantir o direito à educação a todos.
O desafio da ressocialização no contexto prisional brasileiro é monumental. Mais de 70% dos indivíduos que cumprem pena reincidiram em crimes após serem libertos, conforme estatísticas do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Isso ressalta a urgência de estratégias eficazes de reintegração social, onde programas que englobam educação, trabalho e assistência psicossocial desempenham um papel vital na redução da reincidência criminal e na promoção da reinserção produtiva na sociedade.
As casas prisionais brasileiras enfrentam uma série de desafios, desde superlotação até condições precárias de infraestrutura e violações de direitos humanos. Segundo o CNJ, a taxa de ocupação média das unidades prisionais no país ultrapassa os 160%, contribuindo para um ambiente propício à violência e ao desrespeito à dignidade dos detentos, garantidos constitucionalmente.
Nesse contexto, discutimos a gestão social eficiente como uma ferramenta fundamental para garantir o funcionamento adequado das políticas e programas voltados para a educação e ressocialização no contexto prisional. Somente por meio de uma gestão social participativa e responsável será possível enfrentar os desafios e promover mudanças significativas no sistema prisional brasileiro.
Convidamos vocês a embarcarem nesta jornada conosco, onde exploramos não apenas os desafios, mas também apresentamos estratégias favorecidas pela EJA para promover a transformação no sistema prisional brasileiro. Acreditamos firmemente que a educação desempenha um papel central nesse processo, oferecendo oportunidades de aprendizado, desenvolvimento pessoal e preparação para uma vida digna após o cumprimento da pena.
Este ebook não apenas analisa a situação atual, mas também oferece um olhar prospectivo, inspirando ações concretas e efetivas para promover a ressocialização e a reinserção social dos indivíduos em privação de liberdade.
Estamos confiantes de que este livro será uma ferramenta valiosa para profissionais, pesquisadores, gestores públicos e todos aqueles comprometidos com a construção de um sistema prisional mais justo, humano e eficaz.
Sejam bem-vindos a esta jornada de reflexão, aprendizado e transformação!
Boa leitura para todos,
Os autores,

Biografia do Autor

Vitor Dos Santos Fialho, URCAMP

Farmácia e bioquímica. URCAMP.

Carina Soares Noda, PUCRS

Direito. PUCRS.

Thalison Crizel Coll, UCPEL

Farmácia e bioquímica. UCPEL.

Diuliano Barbosa da Silveira, SENAC

Marketing. SENAC.

Luisa Haertel de Carvalho, UCPEL

Ciências Econômicas.  UCPEL

Samuel Ferreira Machado, Anhanguera 

Administração.  Anhanguera.

Downloads

Publicado

2024-03-05

Como Citar

Fialho, V. D. S., Noda, C. S., Coll, T. C., Silveira, D. B. da, Carvalho, L. H. de, & Machado, S. F. (2024). INTERVENÇÃO TRANSFORMADORA: O PAPEL INTEGRADO DO SERVIÇO SOCIAL, EDUCAÇÃO E EJA NA RESSOCIALIZAÇÃO DE INDIVÍDUOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 22–62. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/13042

Edição

Seção

E-books

Categorias