DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOCENTES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE FORMAÇÃO ONLINE COLABORATIVA

Autores

  • Andréia de Assis Ferreira Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18388

Palavras-chave:

Competencias Digitales Docentes. Formación Colaborativa. Desarrollo Profesional.

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar o impacto da formação colaborativa mediada por tecnologia no desenvolvimento de competências digitais docentes. Para isso, foi desenvolvido um ambiente formativo online baseado na pedagogia ativa e construtivo-colaborativa, utilizando o Moodle da UFSCar. O curso, com carga horária de 90 horas, combinou encontros síncronos e atividades assíncronas, sendo gratuito e acessível a professores e licenciandos da cidade de São Carlos e região. A metodologia adotada buscou proporcionar uma experiência imersiva na mediação das Tecnologias Digitais (TD), enfatizando a aprendizagem colaborativa e a apropriação crítica dos recursos tecnológicos. Os resultados indicaram que a formação colaborativa não apenas ampliou as competências digitais dos participantes, mas também impulsionou mudanças significativas em suas práticas pedagógicas. Em um contexto em que as redes públicas de ensino investem em infraestrutura tecnológica, a qualificação docente torna-se essencial para uma aplicação efetiva das TD na educação. Conclui-se que a formação continuada baseada na colaboração e experimentação prática fortalece a autonomia dos professores e favorece a inovação pedagógica. O estudo contribui para a construção de uma cultura docente mais alinhada às demandas da sociedade contemporânea, promovendo uma abordagem crítica e estratégica no uso da tecnologia educacional.

Downloads

Biografia do Autor

Andréia de Assis Ferreira, Universidade Federal de Minas Gerais

Docente, Universidade Federal de Minas Gerais. 

Downloads

Publicado

2025-03-18

Como Citar

Ferreira, A. de A. (2025). DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOCENTES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE FORMAÇÃO ONLINE COLABORATIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(3), 1053–1073. https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18388