IMPORTÂNCIA DO ESPORTE EDUCACIONAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO 6º ANO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL NO RIO GRANDE DO NORTE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.18989Palavras-chave:
Pedagogia do esporte. Cidadania. Desenvolvimento integral.Resumo
A Educação Física como disciplina obrigatória do currículo adotado na Educação básica do sistema educacional brasileiro, tem perpassado por mudanças significativas ao longo da história da Educação. Assim, surge um movimento renovador no qual se recomenda uma formação integral e um fazer pedagógico se apresenta com outros contornos. Nesse contexto, a crítica à abordagem mecanicista do movimento humano por muito tempo adotada na Educação Física e o surgimento de uma abordagem desenvolvimentista, demando dos atores educacionais, novos olhares, reflexões e ações. Assim, objetivou-se com este estudo descrever como o esporte educacional aplicado como intervenção pedagógica nas aulas de Educação física pode beneficiar a formação para cidadania dos estudantes do 6º ano de uma escola pública. Para isso, uma pesquisa de campo foi desenvolvida em uma Escola Municipal localizada na cidade de Ruy Barbosa-RN. Os sujeitos pesquisados foram estudantes do 6º ano A e B e o professor de educação Física. O instrumento para coleta de dados foi o questionário e, os dados foram apresentados com abordagem qualiquantitativa. Conforme foi descrito pelo professor e corroborado pelos estudantes, as aulas de Educação Física favorece uma atmosfera onde se predomina o respeito, estimula a cooperação, a solidariedade e a inclusão, ajudando os alunos a compreenderem a importância do trabalho em equipe e da empatia. Além dos aspectos sociais, as atividades físicas/esportiva articulada a pedagogia do esporte, contribui para a saúde física e mental dos estudantes, promovendo hábitos saudáveis que impactam positivamente sua qualidade de vida. Constatou-se que na referida Escola, o Esporte educacional articulado ao componente curricular Educação Física é uma importante estratégia para promover uma educação de qualidade em que as aprendizagens se ampliam e podem ser aplicadas além dos muros da escola, mas para isso é importante o planejamento das aulas, com objetivos bem estruturados e direcionados para potencializar o aprendizado e o desenvolvimento dos alunos. Ademais através das aulas, é possível estimular o desenvolvimento físico, aspectos éticos e morais, habilidades motoras, técnicas, estratégias, trabalho em equipe e, aliado a tudo isso estimular reflexões, o senso crítico e comportamentos inerentes aos sujeitos que tem a consciência de seus direitos e deveres perante o meio.
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