ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA O SISTEMA PENITENCIÁRIO FEMININO DE ABREU E LIMA EM PERNAMBUCO: O COTIDIANO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO

Autores

  • Pedro da Silva Pontes Veni Creator Christian University
  • Eliete Francisca da Silva Farias Veni Creator Christian University
  • Amanda Micheline Amador de Lucena Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13456

Palavras-chave:

Sistema prisional. Aprendizagem significativa. Escolarização das apenadas.

Resumo

A educação no sistema carcerário é revestida de debates que envolvem questões como: direitos humanos, contradições, estratégias e desafios. O que torna essencial a realização de estudos sobre as necessidades de aprendizagem desta população carcerária. Diante deste entendimento, o presente estudo objetivou verificar como ocorre o processo de ensino aprendizagem no sistema penitenciário feminino de Abreu e Lima. O estudo é de natureza descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa. Os sujeitos da pesquisa foram 10 professores dos três turnos da Escola Estadual Irmã Dulce, localizada no presídio feminino em Caetes I, Abreu e Lima – Pernambuco. Como resultado foi possível constatar que: as estratégias mais utilizadas pelos professores foram as aulas lúdicas, dinâmicas de grupo, filmes, trabalhos manuais em grupo e individuais. Abordam o conteúdo utilizando assuntos relacionados a sua vivência e estratégias utilizando o Datashow e TV. Porém, existem também muitas dificuldades para a realização dessas aulas, pela ausência de recursos que, às vezes, se dá pela própria segurança que o ambiente prisional exige. Os pontos positivos do ensino em presídio apresentados pelos professores foram a possibilidade da realização de uma aula humanizada e que também os profissionais são mais respeitados do que os das escolas fora dos muros da prisão. Colocaram como pontos negativos os poucos recursos, pouco espaço e a desmotivação de algumas alunas, como também a insegurança que sentem devido à falta de participação mais ativa de agentes junto à escola. Essa verificação de como ocorrem as práticas pedagógicas é essencial para que as mudanças sejam realizadas de forma pontual para que se possa promover uma aprendizagem significativa. Concluindo que a ressocialização desses indivíduos exige o estabelecimento de técnicas e práticas diferenciadas para atingirem de forma eficiente e significativa o objetivo da ressocialização.

Biografia do Autor

Pedro da Silva Pontes, Veni Creator Christian University

Doutor em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University (VCCU). Mestre em Ciências da Educação pela Universidad Autonóma Del Sur (UNASUR). Pós-graduação em Psicopedagogia pela Faculdade para o Desenvolvimento de Pernambuco (FADEPE) e Graduação em Educação Física pela Universidade de Pernambuco (UPE).

Eliete Francisca da Silva Farias, Veni Creator Christian University

Doutoranda em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University (VCCU). Mestre em Ciências da Educação pela Universidad Autonóma Del Sur (UNASUR). Pós-graduação em Gestão Educacional pela Faculdade para o Desenvolvimento de Pernambuco (FADEPE) e Graduação em Geografia pela Universidade de Pernambuco (UPE).

Amanda Micheline Amador de Lucena, Veni Creator Christian University

Professora Orientadora da Veni Creator Christian University. Doutora em Recursos Naturais e Pós-doutora em Melhoramento de Plantas. Graduada em Pedagogia e Ciências Biológicas.

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Publicado

2024-04-09

Como Citar

Pontes, P. da S., Farias, E. F. da S., & Lucena, A. M. A. de. (2024). ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA O SISTEMA PENITENCIÁRIO FEMININO DE ABREU E LIMA EM PERNAMBUCO: O COTIDIANO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(4), 970–996. https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13456