ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA O SISTEMA PENITENCIÁRIO FEMININO DE ABREU E LIMA EM PERNAMBUCO: O COTIDIANO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13456Palabras clave:
Sistema prisional. Aprendizagem significativa. Escolarização das apenadas.Resumen
A educação no sistema carcerário é revestida de debates que envolvem questões como: direitos humanos, contradições, estratégias e desafios. O que torna essencial a realização de estudos sobre as necessidades de aprendizagem desta população carcerária. Diante deste entendimento, o presente estudo objetivou verificar como ocorre o processo de ensino aprendizagem no sistema penitenciário feminino de Abreu e Lima. O estudo é de natureza descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa. Os sujeitos da pesquisa foram 10 professores dos três turnos da Escola Estadual Irmã Dulce, localizada no presídio feminino em Caetes I, Abreu e Lima – Pernambuco. Como resultado foi possível constatar que: as estratégias mais utilizadas pelos professores foram as aulas lúdicas, dinâmicas de grupo, filmes, trabalhos manuais em grupo e individuais. Abordam o conteúdo utilizando assuntos relacionados a sua vivência e estratégias utilizando o Datashow e TV. Porém, existem também muitas dificuldades para a realização dessas aulas, pela ausência de recursos que, às vezes, se dá pela própria segurança que o ambiente prisional exige. Os pontos positivos do ensino em presídio apresentados pelos professores foram a possibilidade da realização de uma aula humanizada e que também os profissionais são mais respeitados do que os das escolas fora dos muros da prisão. Colocaram como pontos negativos os poucos recursos, pouco espaço e a desmotivação de algumas alunas, como também a insegurança que sentem devido à falta de participação mais ativa de agentes junto à escola. Essa verificação de como ocorrem as práticas pedagógicas é essencial para que as mudanças sejam realizadas de forma pontual para que se possa promover uma aprendizagem significativa. Concluindo que a ressocialização desses indivíduos exige o estabelecimento de técnicas e práticas diferenciadas para atingirem de forma eficiente e significativa o objetivo da ressocialização.
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