O AUTISMO E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22465Palavras-chave:
Autismo. Transtorno do Espectro Autista. Educação Inclusiva. Práticas Pedagógicas. Inclusão Escolar.Resumo
Este estudo tem como objetivo refletir sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e os principais desafios enfrentados no contexto da educação inclusiva. A pesquisa, de natureza bibliográfica e descritiva, baseia-se em artigos científicos, livros e documentos que discutem o autismo e as práticas pedagógicas voltadas à inclusão escolar. A análise evidencia que a diversidade de manifestações do TEA, as dificuldades de comunicação, interação social e os comportamentos sensoriais atípicos são alguns dos principais obstáculos à aprendizagem. Também se destaca a importância da formação docente, da adaptação curricular, da organização do ambiente escolar e da atuação colaborativa entre professores, família e equipe multidisciplinar. Conclui-se que promover a inclusão de estudantes autistas requer compromisso institucional, estratégias pedagógicas personalizadas e políticas públicas efetivas, garantindo o pleno desenvolvimento e participação desses alunos.
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