A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores

  • Rosangela Balbinot Centro Universitário Uneatlantico

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20899

Palavras-chave:

Formação Continuada. Inclusão. Autismo.

Resumo

Esse artigo buscou analisar a importância da formação continuada de professores para a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista, destacando os desafios enfrentados e as estratégias utilizadas no ambiente escolar. O objetivo central foi compreender como a atualização permanente dos docentes pode contribuir para práticas pedagógicas mais inclusivas e eficazes. A pesquisa foi conduzida por meio de uma abordagem qualitativa, de caráter bibliográfico, fundamentada na análise de livros, artigos científicos e documentos normativos relacionados à educação inclusiva. Os resultados evidenciaram que a formação continuada amplia a segurança e a criatividade dos professores, favorecendo a adoção de metodologias diferenciadas e o uso adequado de recursos pedagógicos e tecnológicos. Também se constatou que a formação contribui para a desconstrução de estigmas associados ao autismo, fortalece o vínculo entre escola e família e estimula a construção de práticas mais humanizadas. Conclui-se que a formação permanente não é apenas uma necessidade, mas um compromisso institucional, essencial para transformar a escola em espaço democrático, acolhedor e comprometido com a diversidade.

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Biografia do Autor

Rosangela Balbinot, Centro Universitário Uneatlantico

Pós-Graduada em: Gestão Escolar, Orientação e Supervisão. Mestranda em Educação: Formação de Professores, Centro Universitário Uneatlantico. 

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Publicado

2025-09-03

Como Citar

Balbinot, R. (2025). A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NO AMBIENTE ESCOLAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 507–518. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20899