O PAPEL DO PROFESSOR NO PROCESSO DE INCLUSÃO DO ALUNO COM TRANSTORNO DEESPECTROAUTISTA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21785Palavras-chave:
Inclusão escolar. Transtorno do Espectro Autista. Prática docente.Resumo
Esse artigo buscou analisar o papel do professor no processo de inclusão do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação regular, destacando as competências pedagógicas, os desafios enfrentados e as estratégias utilizadas para promover uma prática verdadeiramente inclusiva. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, fundamentada em autores como Mantoan (2015), Cunha (2019), Amaral (2018), Bosa (2016) e Oliveira (2020), que abordam o papel docente, a afetividade e as práticas pedagógicas inclusivas. Foram analisadas produções publicadas entre 2015 e 2024, interpretadas à luz da análise de conteúdo de Bardin (2016). Os resultados indicaram que o professor é o principal mediador da aprendizagem e que sua formação continuada, sensibilidade e postura empática são essenciais para o desenvolvimento e a inclusão do aluno com TEA. Conclui-se que o sucesso da inclusão depende de uma atuação docente colaborativa, afetiva e reflexiva, comprometida com a valorização das diferenças e com a construção de uma educação mais humana, ética e igualitária.
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