A RELAÇÃO ENTRE INCLUSÃO E A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE AUTISMO

Autores

  • Gisela Paula Faitanin Boechat Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Adriana de Oliveira Ramos dos Santos Cherubini Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Adriana Martins Gama Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Juliana dos Santos Figueiredo
  • Paulo Vinícius Ferreira Cherubini Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Sunamí Graças de Farias Correia Ivy Enber Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.17122

Palavras-chave:

Autismo. Inclusão escolar. Práticas pedagógicas. Percepção dos professores. formação continuada.

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar a relação entre a percepção dos professores sobre o autismo e a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino regular. O problema de pesquisa foi entender como as crenças pessoais dos educadores afetam as práticas pedagógicas adotadas e a inclusão de alunos com TEA. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, por meio de uma revisão bibliográfica de estudos e artigos publicados sobre o tema. Os resultados indicaram que as crenças dos professores, positivas ou negativas, influenciam as estratégias pedagógicas aplicadas, o ambiente escolar e o desempenho acadêmico dos alunos com TEA. Professores com uma visão positiva sobre o autismo tendem a adotar práticas inclusivas, enquanto aqueles com percepções negativas utilizam abordagens que dificultam a inclusão plena dos alunos. A análise também destacou a relevância de um suporte especializado e da formação contínua para os professores, além de ressaltar a colaboração essencial entre a escola e a família para o sucesso da inclusão. As considerações finais apontaram que a formação contínua e o apoio especializado são fundamentais para melhorar as práticas pedagógicas inclusivas, sendo necessário realizar estudos sobre o impacto da formação dos professores e o uso de estratégias diferenciadas para garantir a inclusão de alunos com autismo.

Biografia do Autor

Gisela Paula Faitanin Boechat, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutoranda em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Adriana de Oliveira Ramos dos Santos Cherubini, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Mestranda em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Adriana Martins Gama, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutoranda em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS

Juliana dos Santos Figueiredo

Mestre em Historia e Estudos Culturais. Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Paulo Vinícius Ferreira Cherubini, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Mestranda em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Sunamí Graças de Farias Correia, Ivy Enber Christian University

Mestranda em Ciências da Educação – Inclusão Educacional, Ivy Enber Christian University.

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Publicado

2024-11-23

Como Citar

Boechat, G. P. F., Cherubini, A. de O. R. dos S., Gama, A. M., Figueiredo, J. dos S., Cherubini, P. V. F., & Correia, S. G. de F. (2024). A RELAÇÃO ENTRE INCLUSÃO E A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE AUTISMO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 5676–5691. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.17122