PRÁTICAS INCLUSIVAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM AUTISMO: CAMINHOS E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18530Palavras-chave:
Inclusão escolar. Transtorno do Espectro Autista (TEA). Práticas pedagógicas inclusivasResumo
A educação inclusiva visa garantir que todos os alunos, incluindo aqueles com Transtorno do Espectro Autista (TEA), tenham acesso a uma educação de qualidade. No contexto do ensino da matemática, os alunos com TEA enfrentam desafios específicos devido às dificuldades de abstração e raciocínio lógico, o que torna essencial a adaptação das práticas pedagógicas. Este estudo tem como objetivo geral analisar as práticas inclusivas no ensino da matemática para alunos com TEA, explorando as metodologias e os desafios enfrentados pelos educadores. A justificativa para esta pesquisa reside na importância de compreender como as práticas inclusivas impactam o aprendizado e o desenvolvimento social e emocional dos alunos com autismo, oferecendo estratégias mais eficazes para a sua inclusão. A metodologia adotada foi uma revisão bibliográfica, que envolveu a análise de artigos, livros e publicações científicas relevantes sobre o tema. A pesquisa permitiu identificar as principais práticas pedagógicas utilizadas para a inclusão de alunos com TEA nas aulas de matemática, além dos desafios enfrentados pelos educadores, como a falta de recursos adequados e a necessidade de formação contínua dos professores. A conclusão aponta para a relevância das práticas inclusivas no ensino da matemática, destacando a importância de estratégias diferenciadas e do uso de recursos visuais, manipulativos e tecnológicos para promover a aprendizagem de alunos com TEA. Contudo, ainda existem desafios a serem superados, como a formação insuficiente de professores e a escassez de materiais, que devem ser abordados para garantir uma inclusão efetiva e de qualidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY