PRÁTICAS INCLUSIVAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM AUTISMO: CAMINHOS E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18530

Palavras-chave:

Inclusão escolar. Transtorno do Espectro Autista (TEA). Práticas pedagógicas inclusivas

Resumo

A educação inclusiva visa garantir que todos os alunos, incluindo aqueles com Transtorno do Espectro Autista (TEA), tenham acesso a uma educação de qualidade. No contexto do ensino da matemática, os alunos com TEA enfrentam desafios específicos devido às dificuldades de abstração e raciocínio lógico, o que torna essencial a adaptação das práticas pedagógicas. Este estudo tem como objetivo geral analisar as práticas inclusivas no ensino da matemática para alunos com TEA, explorando as metodologias e os desafios enfrentados pelos educadores. A justificativa para esta pesquisa reside na importância de compreender como as práticas inclusivas impactam o aprendizado e o desenvolvimento social e emocional dos alunos com autismo, oferecendo estratégias mais eficazes para a sua inclusão. A metodologia adotada foi uma revisão bibliográfica, que envolveu a análise de artigos, livros e publicações científicas relevantes sobre o tema. A pesquisa permitiu identificar as principais práticas pedagógicas utilizadas para a inclusão de alunos com TEA nas aulas de matemática, além dos desafios enfrentados pelos educadores, como a falta de recursos adequados e a necessidade de formação contínua dos professores. A conclusão aponta para a relevância das práticas inclusivas no ensino da matemática, destacando a importância de estratégias diferenciadas e do uso de recursos visuais, manipulativos e tecnológicos para promover a aprendizagem de alunos com TEA. Contudo, ainda existem desafios a serem superados, como a formação insuficiente de professores e a escassez de materiais, que devem ser abordados para garantir uma inclusão efetiva e de qualidade.

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Biografia do Autor

Maria Flavia Nascimento Guimarães, UNEB

Maria Flavia Nascimento Guimarães[1]

 

[1]Licenciatura plena em Matemática – UNEB, Pós-graduação: matemática financeira e estatística – FAVENI. Professora de matemática da rede municipal de educação da cidade de Delmiro Gouveia–AL (efetiva) ensino fundamental - séries finais, escola municipal de educação básica Eliseu Norberto. Professora de matemática no estado de Alagoas, ensino médio e EJA. Escola estadual Celso Rodrigues Rego.

Diógenes José Gusmão Coutinho, UFPE

Professor orientador.  Doutor em biologia pela UFPE.  https://orcid.org/0000-0002-9230-3409.

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Publicado

2025-03-27

Como Citar

Guimarães, M. F. N., & Coutinho, D. J. G. (2025). PRÁTICAS INCLUSIVAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM AUTISMO: CAMINHOS E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(3), 1907–1934. https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18530