INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TEA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Autores

  • Daiana Kelle Melo da Silva FAESC
  • Debora Lais Gomes da Silva FAESC
  • Kayllane Jasmim dos Santos FAESC
  • Gleise Kelly da Silva FAESC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23255

Palavras-chave:

Inclusão Escolar. Educação Infantil. Transtorno do Espectro Autista (TEA). Práticas Pedagógicas. Educação Inclusiva.

Resumo

A inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil constitui um desafio contemporâneo, mas também uma oportunidade para fortalecer práticas pedagógicas que assegurem o direito à educação de qualidade. Por ser a etapa inicial da escolarização, a Educação Infantil constitui espaço fundamental para o desenvolvimento cognitivo, comunicativo e social das crianças, incluindo aquelas que apresentam necessidades específicas. O objetivo geral deste estudo é analisar os desafios e as possibilidades da inclusão de crianças com TEA na Educação Infantil, buscando identificar as barreiras enfrentadas pelos professores, as estratégias pedagógicas utilizadas e as potencialidades da parceria escola-família. Como método, a pesquisa combina a abordagem bibliográfica, fundamentada em autores atuais e documentos legais como a LDB, com a pesquisa de campo, realizada por meio de entrevistas com professores da Educação Infantil da Escola Municipal na cidade de Escada- PE. Os resultados evidenciam que as principais dificuldades se referem à falta de formação docente específica, da escassez de recursos pedagógicos e da falta de apoio multiprofissional. Por outro lado, evidenciam também possibilidades concretas, como a personalização das práticas, a construção de ambientes acolhedores e o fortalecimento da participação ativa das famílias. A inclusão efetiva exige investimento em formação contínua, infraestrutura adequada e colaboração entre escola, família e profissionais especializados, garantindo o pleno desenvolvimento das crianças com TEA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiana Kelle Melo da Silva, FAESC

Graduanda do Curso de Pedagogia da Faculdade da Escada – FAESC. 

Debora Lais Gomes da Silva, FAESC

Graduanda do Curso de Pedagogia da Faculdade da Escada – FAESC. 

Kayllane Jasmim dos Santos, FAESC

Graduanda do Curso de Pedagogia da Faculdade da Escada – FAESC.

Gleise Kelly da Silva, FAESC

Professora. Orientadora: Especialista. Faculdade da Escada-FAESC. 

Downloads

Publicado

2025-12-11

Como Citar

Silva, D. K. M. da, Silva, D. L. G. da, Santos, K. J. dos, & Silva, G. K. da. (2025). INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TEA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 4023–4040. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23255