AUTISMO E EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA A PROMOÇÃO DA INCLUSÃO E DESENVOLVIMENTO

Autores

  • Edsangela Gosler Casciano Alves Faculdade Unina
  • Queila Pereira Santos Faculdade Claretiano
  • Andreia Frez de Jesus UFAC
  • Rogério Lopes Azevedo Ribeirão Preto
  • Rodrigo Neto dos Santos Universidade de Rondônia
  • Diógenes José Gusmão Coutinho Universidade Federal de Pernambuco image/svg+xml https://orcid.org/0000-0002-9230-3409

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17934

Palavras-chave:

Autismo. Inclusão Educacional. Estratégias Pedagógicas. Formação de Educadores.

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neuropsiquiátrica que impacta significativamente a comunicação, o comportamento e as interações sociais das crianças, exigindo uma abordagem educacional especializada e inclusiva. A educação infantil desempenha um papel crucial na promoção do desenvolvimento integral desses alunos, sendo fundamental que os profissionais da área adotem estratégias pedagógicas que atendam às suas necessidades específicas, promovendo sua participação efetiva no ambiente escolar. A pesquisa sobre o autismo e a inclusão educacional aponta para a importância de práticas pedagógicas diferenciadas e da formação contínua dos educadores para garantir que as crianças com TEA recebam o apoio necessário para seu pleno desenvolvimento. Autores como Vygotsky, com sua teoria sociointeracionista, Piaget, com seu foco no desenvolvimento cognitivo, e especialistas em autismo como Lorna Wing e Tony Attwood, oferecem uma base teórica importante para a construção de estratégias pedagógicas eficazes. Este estudo visa explorar as principais abordagens utilizadas na educação infantil para promover a inclusão de crianças com TEA, destacando a relevância da formação dos educadores e da aplicação de métodos específicos que favoreçam o desenvolvimento social, cognitivo e emocional dessas crianças.

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Biografia do Autor

Edsangela Gosler Casciano Alves, Faculdade Unina

Graduada em Licenciatura, História pela Faculdade Claretiano Centro Universitário. E pós-graduada em Gestão, Orientação e supervisão escolar,  História e Geografia pela Faculdade Unina.

Queila Pereira Santos, Faculdade Claretiano

Graduada/Pós-graduada em Pedagogia Licenciatura pela Faculdade Claretiano Centro Universitário.

Andreia Frez de Jesus, UFAC

Graduada/ em Letras e Literaturas da Língua Portuguesa pela ULBRA ( Universidade Luterana do Brasil./ Pós-graduada strcto sensu, Mestrado em Letras pela UFAC -Acre.

Rogério Lopes Azevedo, Ribeirão Preto

Graduado em Matemática pela Estácio de Ribeirão Preto.

Rodrigo Neto dos Santos, Universidade de Rondônia

Graduado em Licenciatura em Pedagogia pela FAP - Faculdade de Pimenta Bueno. Licenciado em Geografia pela Unicesumar e Licenciado Educação Física pela Unicesumar. Pós-graduado em Supervisão, Orientação, Gestão e Inspeção Escolar pela UNESC./Cacoal. Pós-graduado em Mídias Educacionais pela Universidade de Rondônia - UNIR. 

Diógenes José Gusmão Coutinho, Universidade Federal de Pernambuco

Graduado em Biologia pela UFRPE. Doutor em Biologia pela UFPE.

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Publicado

2025-01-20

Como Citar

Alves, E. G. C., Santos, Q. P., Jesus, A. F. de, Azevedo, R. L., Santos, R. N. dos, & Coutinho, D. J. G. (2025). AUTISMO E EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA A PROMOÇÃO DA INCLUSÃO E DESENVOLVIMENTO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(1), 1694–1716. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17934