OS DESAFIOS DA INCLUSÃO DA CRIANÇA AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Monique Eva da Silva FAESC
  • Manuelly Julliane da Silva FAESC
  • Davi Libânio de Mélo FAESC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21842

Palavras-chave:

Educação infantil. Inclusão. Desafios. Autismo.

Resumo

Esse estudo tem como objetivo investigar quais são os desafios para acontecer a inclusão da criança autista no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil. A inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil representa um avanço significativo na construção de uma escola mais democrática e acolhedora. Este trabalho aborda os desafios e possibilidades da inclusão escolar, destacando a importância da formação docente, da adaptação curricular e do ambiente escolar como fatores essenciais para garantir o desenvolvimento integral da criança autista. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa que consistiu na entrevista de dois professores P1 e P2 de uma escola municipal do município de Amaraji, localizada no distrito de Demarcação. A atuação da equipe pedagógica, o apoio da família e a utilização de práticas pedagógicas inclusivas são fundamentais para promover a aprendizagem, a socialização e o respeito às diferenças. A pesquisa evidencia que, quando há compromisso institucional e sensibilidade educacional, é possível transformar a escola em um espaço de pertencimento e equidade.

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Biografia do Autor

Monique Eva da Silva, FAESC

Licenciatura em pedagogia Faculdade da Escada -FAESC. 

Manuelly Julliane da Silva, FAESC

Licenciatura em pedagogia, Faculdade da Escada- FAESC. 

Davi Libânio de Mélo, FAESC

Orientador Faculdade da Escada- FAESC. Doutor em Ciências da Educação - UFAL/2023.

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Publicado

2025-11-05

Como Citar

Silva, M. E. da, Silva, M. J. da, & Mélo, D. L. de. (2025). OS DESAFIOS DA INCLUSÃO DA CRIANÇA AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 922–938. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21842