OS DESAFIOS DA INCLUSÃO DA CRIANÇA AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21842Palavras-chave:
Educação infantil. Inclusão. Desafios. Autismo.Resumo
Esse estudo tem como objetivo investigar quais são os desafios para acontecer a inclusão da criança autista no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil. A inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil representa um avanço significativo na construção de uma escola mais democrática e acolhedora. Este trabalho aborda os desafios e possibilidades da inclusão escolar, destacando a importância da formação docente, da adaptação curricular e do ambiente escolar como fatores essenciais para garantir o desenvolvimento integral da criança autista. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa que consistiu na entrevista de dois professores P1 e P2 de uma escola municipal do município de Amaraji, localizada no distrito de Demarcação. A atuação da equipe pedagógica, o apoio da família e a utilização de práticas pedagógicas inclusivas são fundamentais para promover a aprendizagem, a socialização e o respeito às diferenças. A pesquisa evidencia que, quando há compromisso institucional e sensibilidade educacional, é possível transformar a escola em um espaço de pertencimento e equidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY