O PROCESSO DE INCLUSÃO DA CRIANÇA AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Erika Cristina Siqueira de França Faculdade da Escada - FAESC
  • Joceli da Silva Soares FAESC- Faculdade da Escada
  • Rebeca Thaís dos Santos Cruz FAESC- Faculdade da Escada
  • Davi Libânio de Melo FAESC- Faculdade da Escada 

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14898

Palavras-chave:

Processo. Inclusão. Autista. Educação Infantil.

Resumo

O presente artigo teve como objetivo investigar como ocorre o processo de inclusão da criança autista na Educação Infantil. Diante disso, a falta de conhecimento e a falta de formação continuada por parte da gestão escolar e professores vêm comprometendo a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno com TEA. A fundamentação teórica dessa pesquisa foi embasada em (Sampaio, 2018); (Silva e Silva, 2015); (Fernandes 2016); (Hees, Ramírez e Santos 2023) e (Albuquerque 2017). A metodologia adotada nesse estudo de campo foi classificada como qualitativa e sua realização ocorreu em uma escola pública do município de Ipojuca- PE. A coleta de dados foi realizada por meio de observações diretas e questionários. Foram selecionados dois sujeitos para investigação, uma professora e uma  coordenadora, as quais foram chamados de P e CP. Através da entrevista foi possível afirmar que a hipótese foi confirmada, visto que ainda existem escolas que precisam ter um olhar inclusivo e professores com especializações adequadas para lidar com as especificidades desses alunos.  

 

Biografia do Autor

Erika Cristina Siqueira de França, Faculdade da Escada - FAESC

Graduanda em pedagogia, FAESC- Faculdade da Escada.

Joceli da Silva Soares, FAESC- Faculdade da Escada

Graduanda em pedagogia, FAESC- Faculdade da Escada.

Rebeca Thaís dos Santos Cruz, FAESC- Faculdade da Escada

Graduanda em pedagogia, FAESC- Faculdade da Escada. 

Davi Libânio de Melo, FAESC- Faculdade da Escada 

Doutor em Ciências da Educação, UFAL — AL Professor de pedagogia na FAESC- Faculdade da Escada 

Downloads

Publicado

2024-07-16

Como Citar

França, E. C. S. de, Soares, J. da S., Cruz, R. T. dos S., & Melo, D. L. de. (2024). O PROCESSO DE INCLUSÃO DA CRIANÇA AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(7), 1865–1877. https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14898