A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA NO BRASIL E SUAS EVOLUÇÕES PEDAGÓGICAS

Autores

  • Adriana Freire da Silva Ferreira FAESC
  • Gleice Fernanda da Silva Ferreira FAESC
  • Davi Libânio de Mélo UFAL

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19109

Palavras-chave:

Evoluções Pedagógicas. História da Educação. Pedagogia no Brasil.

Resumo

Este estudo teve como objetivo compreender a história da educação e da pedagogia no brasil e suas evoluções pedagógicas. Os objetivos específicos, incluíram identificar os avanços educacionais que contribuíram para a educação nos dias de hoje, entender as políticas educacionais do Brasil e as atuais perspectivas para a educação e conhecer as práticas pedagógicas da atualidade. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, que consistiu na aplicação de questionários aos professores nomeados P1 e P2 de uma escola municipal do município de Escada - PE. Os resultados obtidos indicaram que a educação e a pedagogia no Brasil passaram por diversas evoluções ao longo dos séculos, refletindo mudanças sociais, políticas e econômicas. Essas transformações, tanto no âmbito das teorias pedagógicas quanto nas práticas de ensino, como a ampliação do acesso à educação, as inovações pedagógicas e tecnológicas, diversidade e inclusão, valorização e formação de professores, o uso de tecnologias digitais, como computadores, internet e plataformas de ensino online, tem transformado as metodologias pedagógicas, marcando o desenvolvimento de um sistema educacional que busca ser cada vez mais inclusivo, acessível e de qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Freire da Silva Ferreira, FAESC

Graduanda do Curso de Pedagogia da Faculdade da Escada - FAESC.

Gleice Fernanda da Silva Ferreira, FAESC

Graduanda do Curso de Pedagogia da Faculdade da Escada - FAESC.

Davi Libânio de Mélo, UFAL

Doutor em Ciências da Educação - UFAL/2023.

Downloads

Publicado

2025-05-08

Como Citar

Ferreira, A. F. da S., Ferreira, G. F. da S., & Mélo, D. L. de. (2025). A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA NO BRASIL E SUAS EVOLUÇÕES PEDAGÓGICAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 2029–2046. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19109