A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA NO BRASIL E SUAS EVOLUÇÕES PEDAGÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19109Palavras-chave:
Evoluções Pedagógicas. História da Educação. Pedagogia no Brasil.Resumo
Este estudo teve como objetivo compreender a história da educação e da pedagogia no brasil e suas evoluções pedagógicas. Os objetivos específicos, incluíram identificar os avanços educacionais que contribuíram para a educação nos dias de hoje, entender as políticas educacionais do Brasil e as atuais perspectivas para a educação e conhecer as práticas pedagógicas da atualidade. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, que consistiu na aplicação de questionários aos professores nomeados P1 e P2 de uma escola municipal do município de Escada - PE. Os resultados obtidos indicaram que a educação e a pedagogia no Brasil passaram por diversas evoluções ao longo dos séculos, refletindo mudanças sociais, políticas e econômicas. Essas transformações, tanto no âmbito das teorias pedagógicas quanto nas práticas de ensino, como a ampliação do acesso à educação, as inovações pedagógicas e tecnológicas, diversidade e inclusão, valorização e formação de professores, o uso de tecnologias digitais, como computadores, internet e plataformas de ensino online, tem transformado as metodologias pedagógicas, marcando o desenvolvimento de um sistema educacional que busca ser cada vez mais inclusivo, acessível e de qualidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY