FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Iranilda de Araújo da Silva FAESC
  • Leila Marian Melo da Silva FAESC
  • Mayane Fernanda de França Silva FAESC
  • Davi Libânio de Melo UFAL

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17425

Palavras-chave:

Formação continuada. Professores. Educação Infantil. Inclusão.

Resumo

O referido artigo tem por objetivo investigar as contribuições da formação continuada de professores na perspetiva inclusiva na Educação Infantil. Neste sentido, Objetivou-se identificar se o professor regente recebe formação continuada na perspectiva inclusiva bem como verificar a relação entre os professores e alunos nas turmas de ensino regular na Educação Infantil e analisar se a gestão escolar junto a coordenação pedagógica tem, desenvolvido formações continuadas para o professor na perspectiva inclusiva. Sendo assim, esta pesquisa tem uma abordagem qualitativa descritiva realizada em uma Escola da área rural da rede pública do município de Amaraji-PE tendo como sujeitos de pesquisa duas professoras chamadas de P1 e P2. Este trabalho fundamenta-se em Ceara (2019, p.39) e Oliveira (2012, p.77). As análises revelaram que a formação continuada é considerada um dos principais recursos motivadores para a construção significativa no processo pedagógico, uma vez que por meio desta o professor encontra suporte para lidar com diversas realidades. Durante este percurso verificou-se que a formação continuada além de fortalecer e contribuir na construção de valores morais, étnicos e sociais também desempenha uma função essencialmente importante em seus aspectos internos e externos. Os resultados obtidos comprovam a eficácia da formação continuada para professores sendo essa uma ferramenta que auxilia a prática pedagógica colaborando assim para uma educação de qualidade. A hipótese foi confirmada à medida que os professores relataram a eficiência da formação para o avanço das crianças do público alvo da Educação Inclusiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iranilda de Araújo da Silva, FAESC

Graduanda do Curso de Pedagogia da Faculdade da Escada-FAESC.

Leila Marian Melo da Silva, FAESC

Graduanda do Curso de Pedagogia da Faculdade da Escada-FAESC. 

Mayane Fernanda de França Silva, FAESC

Graduanda do Curso de Pedagogia da Faculdade da Escada-FAESC. 

Davi Libânio de Melo, UFAL

Professor Orientador, Doutor em Educação pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL.

Downloads

Publicado

2024-12-10

Como Citar

Silva, I. de A. da, Silva, L. M. M. da, Silva, M. F. de F., & Melo, D. L. de. (2024). FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(12), 2171–2188. https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17425