A INCLUSÃO DO ALUNO AUTISTA NA ESCOLA COMUM: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Autores

  • Silvani  Carlotto Faculdade Invest de ciências  e tecnologias
  • Marcia Regina de Assis  Danelichem Faculdade Educacional da Lapa-PR CMEI
  • Grasiele Camapum Billerbeck Faculdade Evangélica do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.3009

Palavras-chave:

Autismo. Escola. Professores.

Resumo

A inclusão do autista depende de vários fatores como escola, família, sociedade, mas também do conhecimento sobre autismo. Assim esta pesquisa objetiva investigar se existem possibilidades de inclusão de um aluno autista na sala de aula de escola Pública. Portanto, este é o foco do presente estudo: a inclusão de alunos com autismo na classe regular. Com estes dados, buscamos analisar as circunstâncias que esses alunos estabelecem com seus professores e colegas nas classes da rede regular de ensino. Assim, pretende-se avaliar como se processa a inclusão destes alunos na sala de aula comum, em que a maioria dos alunos, não apresenta tais necessidades. É visto que essa situação traz impactos em relação às possibilidades de interação, comunicação e construção de conhecimento desses alunos. O estudo está orientado para a repercussão dessas condições que implicam a não existência de um território comum, com consequências para a explicitação de ideias e o diálogo autêntico, principalmente porque escola e os professores estão despreparados para atender a estes alunos. A escola no transcorrer da sua história, se caracterizou pela visão onde a escolarização é privilégio de um grupo, nesse meio tempo foi criado uma exclusão que foi legitimada nas políticas e práticas educacionais da ordem social. A partir do processo de democratização da educação identificou-se está inclusão/exclusão, quando os sistemas de ensino estende o acesso, mas ainda continuam excluindo indivíduos e grupos considerados fora dos padrões normais da escola, como os alunos autistas.

Biografia do Autor

Silvani  Carlotto, Faculdade Invest de ciências  e tecnologias

Especialista em Educação Infantil e séries iniciais. Faculdade Invest de ciências  e tecnologias.CuiabáMT.CMEI Joana Mont serrat Spindola e Silva E-mail: Silvacarlotta@hotmai.com.

Marcia Regina de Assis  Danelichem, Faculdade Educacional da Lapa-PR CMEI

Especialista em Educação Infantil. Faculdade Educacional da Lapa-PR CMEI Joana Mont serrat Espindola e Silva - Cuiabá MT. marcia.danelichen@gmail.com.

Grasiele Camapum Billerbeck, Faculdade Evangélica do Piauí

Graduada em Pedagogia - Licenciatura. Faculdade Evangélica do Piauí (Instituto Educacional Sheknah – Cuiabá.

 

 

Downloads

Publicado

23/11/2021

Como Citar

Carlotto, S., Danelichem, M., & Billerbeck, G. C. . (2021). A INCLUSÃO DO ALUNO AUTISTA NA ESCOLA COMUM: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(10), 3031–3040. https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.3009