A CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E SEU PRIMEIRO CONTATO DE ESCOLARIZAÇÃO

Autores

  • Elisangela da Silva França Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras Curitiba-PR
  • Kelly Regina Miranda da Costa Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6520

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista. Educação Especial. Inclusão.

Resumo

Esse artigo cientifico realiza um levantamento bibliográfico sobre a criança com Transtorno do Espectro Autista e seu     primeiro contato de escolarização, objetiva refletir sobre os principais aspectos desta inserção inicial. Estes momentos são permeados por expectativas quanto ao desenvolvimento e aprendizagem da criança, principalmente no que se refere ao desenvolvimento social. Apesar das especificidades cognitivas das crianças autistas e dificuldades comunicativas , as experiências de profissionais comprometidos e capacitados demonstra que o processo de ensino poderá levar tempo, contudo, os resultados e contribuições para a escolarização dessas crianças poderão se tornar efetivos, por isso é de suma importância  o estimulo desde os primeiros contatos na escola , requerendo sensibilização dos pais e capacitação dos educadores, dada a importância desta inserção inicial para a vida etudantil da criança com trasntorno do espectro autista.

Biografia do Autor

Elisangela da Silva França, Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras Curitiba-PR

Especialista em Educação Especial sob a Perspectiva da Inclusão pela Faculdade Afirmativo de Cuiabá-MT/ Graduada no curso Licenciatura em Pedagogia pela FACEL- Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras Curitiba-PR.  E-mail: elisangelafranca@live.com.

Kelly Regina Miranda da Costa, Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT

Especialista em Docência na Educação Infantil e Graduada no curso Licenciatura em Pedagogia, títulos obtidos na Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT- Cuiabá/MT. E-mail: kellyrmcosta@gmail.com.

Downloads

Publicado

31/08/2022

Como Citar

França, E. da S. ., & Costa, K. R. M. da . (2022). A CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E SEU PRIMEIRO CONTATO DE ESCOLARIZAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(8), 223–234. https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6520