BRINCADEIRAS E JOGOS POPULARES NOS ENSINOS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL

Autores

  • Carlos Eduardo da Fonseca Mathias Centro Universitário Internacional da Cidade de Curitiba- PR
  • Elisangela da Silva França Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras Curitiba-PR.
  • Kelly Regina Miranda Costa Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT- Cuiabá/MT

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6324

Palavras-chave:

Brincadeiras populares brasileiras. Jogos. Recursos pedagógicos.

Resumo

Este Artigo Científico tem como objetivo explicitar e construir hipótese sobre o tema: Brincadeiras e Jogos pulares nos ensinos de Educação Infantil e Fundamental, visando um ensino motivador e prazeroso em prol de uma aprendizagem prática que torne a criança um ser sempre em busca de conhecimentos que levem à sua transformação social, aprimorando as ideias, fundamentando o assunto em questão abordado durante os estudos. Para tanto, envolve um levamento bibliográfico com diversas fontes, buscando consultar obras respeitadas e considerar a realidade de forma dinâmica e complexa, apresentando uma análise da realidade. Assim, as transformações atuais no ensino, nos sugerem a iniciar transmissão dos conhecimentos de forma atrativa, daí a importância do lúdico em sala de aula através das brincadeiras e jogos.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo da Fonseca Mathias, Centro Universitário Internacional da Cidade de Curitiba- PR

Especialista em Gestão da Tecnologia da Informação pelo Centro Universitário Faveni de Guarulhos/SP. Graduado no curso Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas UNINTER- Centro Universitário Internacional da Cidade de Curitiba- PR. E-mail: carloseduardomathias@hotmail.com.

Elisangela da Silva França, Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras Curitiba-PR.

Especialista em Educação Especial sob a Perspectiva da Inclusão pela Faculdade Afirmativo de Cuiabá-MT/ Graduada no curso Licenciatura em Pedagogia pela FACEL- Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras Curitiba-PR. E-mail: elisangelafranca@live.com.

Kelly Regina Miranda Costa, Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT- Cuiabá/MT

Especialista em Docência na Educação Infantil e Graduada no curso Licenciatura em Pedagogia, títulos obtidos na Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT- Cuiabá/MT.E-mail: kellyrmcosta@gmail.com.

Downloads

Publicado

30/07/2022

Como Citar

Mathias, C. E. da F. ., França, E. da S. ., & Costa, K. R. M. . (2022). BRINCADEIRAS E JOGOS POPULARES NOS ENSINOS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(7), 263–274. https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6324