A IMPORTÂNCIA DO USO DA LUDICIDADE: OS JOGOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.10037Palavras-chave:
Ludicidade. Jogos. Matemática.Resumo
A matemática sempre foi vista como uma disciplina que aterroriza as pessoas, e esse medo, que tem passado de geração para geração, tem dificultado ainda mais o processo de ensino desse componente curricular. Neste sentido, o objetivo geral deste trabalho é analisar a importância das atividades lúdicas – jogos e brincadeiras – no processo de ensino e aprendizagem de Matemática, como recursos pedagógicos que a tornem mais prazerosa, de forma a contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos. Este artigo tem como método a pesquisa básica, com objetivos exploratórios, mediante procedimento bibliográfico e levantamento, através de um questionário aplicado aos professores da rede pública de ensino de um município do noroeste paulista. Segundo seus resultados, conclui-se que a ludicidade não pode ser vista apenas como uma forma de diversão desconectada da aprendizagem, mas sim como uma ferramenta de fundamental importância para estimular as crianças nos estudos de qualquer área do conhecimento, principalmente, do componente curricular Matemática.
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