A IMPORTÂNCIA DO USO DA LUDICIDADE: OS JOGOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Ijosiel Mendes Faculdade FUTURA
  • Ana Lúcia Silva de Lima Faculdade FUTURA
  • Erica Iara Fernandes Faculdade FUTURA 
  • Elimeire Alves de Oliveira Faculdade FUTURA
  • Kelly Brambilla Kolano Nicolau Faculdade FUTURA
  • Márcia Regina de Biazi Seba Faculdade FUTURA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.10037

Palavras-chave:

Ludicidade. Jogos. Matemática.

Resumo

A matemática sempre foi vista como uma disciplina que aterroriza as pessoas, e esse medo, que tem passado de geração para geração, tem dificultado ainda mais o processo de ensino desse componente curricular. Neste sentido, o objetivo geral deste trabalho é analisar a importância das atividades lúdicas – jogos e brincadeiras – no processo de ensino e aprendizagem de Matemática, como recursos pedagógicos que a tornem mais prazerosa,  de forma a contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos. Este artigo tem como método a pesquisa básica, com objetivos exploratórios, mediante procedimento bibliográfico e levantamento, através de um questionário aplicado aos professores da rede pública de ensino de um município do noroeste paulista. Segundo seus resultados,  conclui-se que a ludicidade não pode ser vista apenas como uma forma de diversão desconectada da aprendizagem, mas  sim como uma ferramenta de fundamental importância para estimular as crianças nos estudos de qualquer área do conhecimento, principalmente, do componente curricular Matemática.

Biografia do Autor

Ijosiel Mendes, Faculdade FUTURA

Docente nos Cursos de Administração e Pedagogia da Faculdade FUTURA. Graduado em Matemática, (UNIFEV), Especialista em Matemática (UNICAMP), Especialista em Matemática no Ensino Médio (UFSCAR), Mestre em Matemática (UNESP). 

Ana Lúcia Silva de Lima, Faculdade FUTURA

Graduada em Pedagogia (Faculdade FUTURA). 

Erica Iara Fernandes, Faculdade FUTURA 

Graduada em Pedagogia pela Faculdade FUTURA.

Elimeire Alves de Oliveira, Faculdade FUTURA

Docente e Coordenadora do Curso de Pedagogia na Faculdade FUTURA. Graduada em Direito (UNIFEV). Graduada em Pedagogia (Faculdade de Antônio Augusto Reis Neves). Graduada em Letras (UNIFEV) Especialista em Gestão Escolar (UNICAMP). Mestre em Ensino e Processos Formativos (UNESP). 

Kelly Brambilla Kolano Nicolau, Faculdade FUTURA

Docente do Curso de Pedagogia na Faculdade FUTURA.  Graduada em Administração de Empresas (Faculdades Integradas Toledo de Araçatuba). Graduada em Letras (Dom Bosco). Graduação em Pedagogia (Faculdades Integradas Urubupungá) Licenciada em Ciências Sociais (Universidade Metropolitana de Santos). Pós-graduação "Lato Sensu" em Gestão de Marketing e Recursos Humanos (Centro Universitário de Votuporanga). 

Márcia Regina de Biazi Seba, Faculdade FUTURA

Docente no Curso de Pedagogia da Faculdade FUTURA- Votuporanga-SP. Graduada em Letras (Faculdade de Ciências e Letras de Votuporanga). Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jales. Especialista em Produção, Análise e Interpretação de Textos (Faculdade de Ciências e Letras de Votuporanga). Especialista em Educação (USP). 

Downloads

Publicado

2023-06-01

Como Citar

Mendes, I., Lima, A. L. S. de, Fernandes, E. I., Oliveira, E. A. de, Nicolau, K. B. K., & Seba, M. R. de B. (2023). A IMPORTÂNCIA DO USO DA LUDICIDADE: OS JOGOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(5), 2728–2747. https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.10037