AFETIVIDADE E LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO: POTENCIALIZANDO A CRIATIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

Autores

  • Agnaldo Ferreira de Melo Christian Business School - CBS
  • Márcia Colaço Ferreira de Melo Faculdade Internacional da Paraíba – FPB
  • Cleber Tourinho UFPB
  • Débora Araújo Leal Instituto Universitário Italiano de Rosário - IUNIR-AR

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13271

Palavras-chave:

Matemática. Afetividade. Ludicidade. Jogos. Criatividade.

Resumo

A afetividade no ensino de Matemática tem papel crucial na construção das competências e habilidades necessárias para a aquisição do conhecimento, auxiliando especialmente na busca por uma conexão saudável entre professor e aluno, o que pode tornar o processo de aprendizagem mais significativo. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo refletir sobre uma prática pedagógica envolvendo a ludicidade e a afetividade no laboratório de Ensino de matemática - LEM, com 40 estudantes do 1° ano do Novo Ensino Médio da EREM Benigno Pessoa de Araújo, que faz parte da rede estadual de ensino em tempo integral, situada no município de Goiana-PE. Considerando-se que trabalhar com a afetividade e a ludicidade é essencial para a formação de princípios básicos dos professores e estudantes, apresenta-se relato de experiência, de vivência e observação realizada na referida escola durante o ano de 2023. Durante a implementação da proposta, percebemos que incorporar jogos em sala de aula, com ênfase na afetividade e ludicidade, pode ser o diferencial educativo essencial para preencher as lacunas do ensino em Matemática causadas ao longo do período pandêmico, demonstrando a importância de integrar elementos emocionais e lúdicos nesse processo continuo proporcionando resultados significativos.

Biografia do Autor

Agnaldo Ferreira de Melo, Christian Business School - CBS

Doutorando pela Christian Business School - CBS. 

Márcia Colaço Ferreira de Melo, Faculdade Internacional da Paraíba – FPB

Faculdade Internacional da Paraíba – FPB. 

Cleber Tourinho, UFPB

Doutorando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (UFPB), Mestre em Língua Portuguesa – UFPB. 

Débora Araújo Leal, Instituto Universitário Italiano de Rosário - IUNIR-AR

Pós-Doutora pelo Instituto Universitário Italiano de Rosário - IUNIR-AR. 

Downloads

Publicado

2024-03-14

Como Citar

Melo, A. F. de, Melo, M. C. F. de, Tourinho, C., & Leal, D. A. (2024). AFETIVIDADE E LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO: POTENCIALIZANDO A CRIATIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(3), 1470–1480. https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13271