AFETIVIDADE E LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO: POTENCIALIZANDO A CRIATIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13271Palavras-chave:
Matemática. Afetividade. Ludicidade. Jogos. Criatividade.Resumo
A afetividade no ensino de Matemática tem papel crucial na construção das competências e habilidades necessárias para a aquisição do conhecimento, auxiliando especialmente na busca por uma conexão saudável entre professor e aluno, o que pode tornar o processo de aprendizagem mais significativo. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo refletir sobre uma prática pedagógica envolvendo a ludicidade e a afetividade no laboratório de Ensino de matemática - LEM, com 40 estudantes do 1° ano do Novo Ensino Médio da EREM Benigno Pessoa de Araújo, que faz parte da rede estadual de ensino em tempo integral, situada no município de Goiana-PE. Considerando-se que trabalhar com a afetividade e a ludicidade é essencial para a formação de princípios básicos dos professores e estudantes, apresenta-se relato de experiência, de vivência e observação realizada na referida escola durante o ano de 2023. Durante a implementação da proposta, percebemos que incorporar jogos em sala de aula, com ênfase na afetividade e ludicidade, pode ser o diferencial educativo essencial para preencher as lacunas do ensino em Matemática causadas ao longo do período pandêmico, demonstrando a importância de integrar elementos emocionais e lúdicos nesse processo continuo proporcionando resultados significativos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY