INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO: UM OLHAR SOB A ÓTICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL, ESPECIAL E INCLUSIVA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14595Palavras-chave:
Aluno. Docente. Autismo. Ensino e aprendizagem.Resumo
Introdução: O Transtorno do Espectro Autista vem sendo estudado há muito tempo para ser melhor compreendido, neste sentido, o tema deste projeto é sobre o processo de ensino e aprendizagem de crianças com autismo, onde o problema: se baseia em saber como ocorre o processo de ensino e aprendizagem do aluno autista, nos anos iniciais, na escola regular? Diante disso, a justificativa é compreender a percepção dos professores acerca do processo de ensino e aprendizagem do aluno autista. A partir do tema abordado, o objetivo geral: é analisar como acontece o processo de ensino e aprendizagem do aluno com TEA, na escola regular, tendo como objetivos específicos: caracterizar o transtorno do espectro autista, descrever o trabalho desenvolvido pelo professor para o processo de ensino e aprendizagem do aluno autista, e verificar as principais propostas metodológicas do professor em relação ao autismo. As principais bases teóricas: que nortearam este trabalho foram Rodrigues (2018), Brasil (1994), Cunha (2018), entre outros. Diante desta pesquisa concluí-se: que a muitos desafios entorno do processo de ensino e aprendizagem de crianças com TEA, porém é necessário que nós, como docentes, que devemos acreditar no potencial da criança autista, então, temos que procurar, através de estudos e pesquisas, conhecer melhor o transtorno, conhecer seu aluno com essa síndrome, para que se possa fazer um trabalho eficiente e de qualidade, lembrando que é importante a inclusão do aluno com TEA, pois auxilia positivamente em seu desenvolvimento social, efetivo e cognitivo.
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