GESTÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE ACERCA DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO

Autores

  • Gerlane Gomes de Souza Faculdade Christian Business School
  • Michelle de Brito Faculdade Christian Business School

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.4974

Palavras-chave:

Gestão escolar. Projeto político-pedagógico (PPP). Comunidade escolar.

Resumo

 Esse artigo buscou como objetivo geral analisar as reflexões e articulação da gestão escolar no processo de elaboração e implementação do projeto político-pedagógico. Como objetivos específicos: conceituar a concepção de gestão escolar; caracterizar a contribuição da comunidade escolar; identificar os desafios da gestão escolar no desenvolvimento com o projeto político-pedagógico. A investigação partiu do seguinte problema: Como a gestão escolar se articula no desenvolvimento do PPP para sua comunidade escolar? O estudo foi desenvolvimento pelo autor Santos no ano de (2018) em uma escola da rede municipal “X”, por meio de pesquisa de abordagem qualitativa que utilizou como instrumento para a coleta de dados o questionário com perguntas abertas aplicada a três professores e um coordenador do Ensino Fundamental nas séries iniciais, adotando-se pesquisas bibliográfica e pesquisa de campo realizada pelo autor Ferreira (2018). A base teórica foi: Betini (2015), Santos (2018), Lück (2016), entre outros. Constatou-se que a gestão escolar deve estar dentro das normas do sistema democrático, onde toda a comunidade escolar se envolve na elaboração e implementação do PPP, conclui-se eu a educação deve ser participativa, assim a educação se torna construtiva e de qualidade.

Biografia do Autor

Gerlane Gomes de Souza, Faculdade Christian Business School

 Mestrado Internacional em Ciência da Educação pela Faculdade Christian Business School. Endereço eletrônico: g.gerlane.gomes@gmail.com.

Michelle de Brito, Faculdade Christian Business School

Graduanda em Pedagogia pela Faculdade Christian Business School.  Endereço eletrônico: profamichelleb@gmail.com.

Downloads

Publicado

2022-04-30

Como Citar

Souza, G. G. de ., & Brito, M. de . (2022). GESTÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE ACERCA DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(4), 682–694. https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.4974