CONTRIBUIÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA A EDUCAÇÃO: POTENCIALIDADES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Autores

  • André Souza Regis EDUCANINAS
  • Michelle de Brito Christian Business School
  • Suely Gomes da Silva Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17979

Palavras-chave:

Inteligência Artificial. Educação. Inclusão Digital. Ferramentas Tecnológicas. Ética.

Resumo

A Inteligência Artificial (IA) tem desempenhado um papel transformador na educação, permitindo avanços na personalização do ensino, na criação de conteúdos multimodais e na automação de tarefas administrativas e pedagógicas. Este artigo examina como tecnologias baseadas em IA, como ChatGPT, CapCut, LeonardoAI, entre outras, têm sido aplicadas para enriquecer os processos de ensino e aprendizagem. Destaca-se o uso de ferramentas voltadas para a criação de mapas mentais, edições de vídeos educativos, produção de materiais audiovisuais inclusivos e planejamento de atividades extracurriculares. Ao mesmo tempo, são abordados desafios éticos e tecnológicos, como privacidade de dados, desigualdades de acesso e capacitação docente. A pesquisa baseia-se em uma revisão de literatura e análise de casos que exemplificam as possibilidades práticas de integração da IA no ambiente educacional. Conclui-se que, para garantir que a IA contribua de maneira eficiente e ética, é necessário investir em infraestrutura tecnológica, capacitar profissionais da educação e promover debates sobre a inclusão digital. A implementação bem-sucedida dessas tecnologias pode levar à construção de um ambiente educacional mais inclusivo, eficiente e inovador.

Downloads

Biografia do Autor

André Souza Regis, EDUCANINAS

Aluno de Pós em Educação Especial – EDUCANINAS. Pedagogo – Estácio. 

Michelle de Brito, Christian Business School

Doutoranda em Ciências da Educação- CHRISTIAN BUSINESS SCHOOL, Mestra em Ciências da Educação - Universidade de Santos, Coordenadora Pedagógica- Prefeitura do Recife.

Suely Gomes da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Pedagogia/Psicopedagogia, UPE. Professora - Prefeitura do Recife.

Downloads

Publicado

2025-01-28

Como Citar

Regis, A. S., Brito, M. de, & Silva, S. G. da. (2025). CONTRIBUIÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA A EDUCAÇÃO: POTENCIALIDADES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(1), 2681–2699. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17979