ESTRATÉGIAS DO PROFESSOR NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NOS ANOS INICIAIS

Autores

  • Giovanna Monte da Silva FAESC
  • Ana Mikésia de Melo FAESC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19120

Palavras-chave:

Inclusão. Aprendizagem. Formação. Autismo. Estratégias.

Resumo

O referido artigo teve como intuito investigar as estratégias do professor no processo de ensino aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos anos iniciais. A partir disto, foi incluído nos objetivos específicos a averiguação das didáticas utilizadas pelo docente para incluir o aluno com TEA e análise em virtude da existência da formação específica para desenvolver estratégias que proporcionem o sucesso do ensino aprendizagem no âmbito escolar. Foi selecionada a pesquisa qualitativa, que se produz a partir da análise dos questionamentos levantados para os professores nomeados de P1 e P2 no município de Jaboatão dos Guararapes. Este artigo fundamenta-se a partir das colocações de (Mantoan, 2022, p.7) e (Silva, 2022, p.18). Os resultados desta pesquisa evidenciaram o descaso com a busca de formações específicas na área de atuação, assim como, a falta da busca de conhecimentos acerca do tema inclusão na aprendizagem de crianças com espectro autista, fazendo assim a questão da igualdade de oportunidades de aprendizagem distante da teoria para crianças atípicas. A conclusão aponta para a necessidade de conscientização e envolvimento pessoal em formação contínua para professores dos anos iniciais com ênfase na inclusão de crianças neuroatípicas.

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Biografia do Autor

Giovanna Monte da Silva, FAESC

Graduanda do curso de Pedagogia da Faculdade da Escada- FAESC. 

Ana Mikésia de Melo, FAESC

Orientadora, Especialista em Neuropsicopedagogia.

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Publicado

2025-05-10

Como Citar

Silva, G. M. da, & Melo, A. M. de. (2025). ESTRATÉGIAS DO PROFESSOR NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NOS ANOS INICIAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 2284–2300. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19120