AS CONTRIBUIÇÕES DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21841Palavras-chave:
Escola. família. Interação. Estratégias. Aprendizagem.Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar as contribuições da família no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais, destacando como a participação ativa dos pais na vida escolar da criança favorece o desenvolvimento acadêmico e pessoal, promovendo inúmeros benefícios ao longo da trajetória escolar e na formação de um sujeito crítico, reflexivo e consciente de seu papel na sociedade. Além disso, buscou-se compreender quais estratégias vêm sendo adotadas pela escola para promover uma parceria coerente, colaborativa e equilibrada entre família e instituição de ensino. A metodologia utilizada para a coleta de dados para fundamentação foi de natureza qualitativa, que consistiu na entrevista semiestruturada no formato entrevistadores e entrevistados com as professoras nomeadas por P1 e P2 de uma escola municipal localizada no distrito de Frexeiras no município de Escada. Esta pesquisa está fundamentada em Saraiva (2022), Oliveira (2022), Silva (2023), Feitosa (2022), Santos e Garbossa (2023), Horta (2022), Pains (2020) e Leite, Silva e Pereira (2021). Os resultados obtidos apontam que a interação da família com a escola contribui com o processo de ensino e aprendizagem e promove um ambiente dinâmico e colaborativo, sendo um instrumento facilitador da aprendizagem, com isso ambas necessitam andar juntas. A conclusão aponta que a família por ser o primeiro grupo social em que a criança está inserida interagir na sua vida escolar ela se torna uma peça primordial para na base da construção de uma boa autoestima, autonomia, conhecimento e na formação de sujeitos críticos e reflexivos consolidado a qualidade da educação.
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