AS CONTRIBUIÇÕES DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS

Autores

  • Amanda Julia da Silva Gomes FAESC
  • Michelly Camily da Silva Soares FAESC
  • Monica Cristina de Sousa FAESC
  • Ana Mikesia de Mélo
  • Davi Libâneo de Mélo

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21841

Palavras-chave:

Escola. família. Interação. Estratégias. Aprendizagem.

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar as contribuições da família no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais, destacando como a participação ativa dos pais na vida escolar da criança favorece o desenvolvimento acadêmico e pessoal, promovendo inúmeros benefícios ao longo da trajetória escolar e na formação de um sujeito crítico, reflexivo e consciente de seu papel na sociedade. Além disso, buscou-se compreender quais estratégias vêm sendo adotadas pela escola para promover uma parceria coerente, colaborativa e equilibrada entre família e instituição de ensino. A metodologia utilizada para a coleta de dados para fundamentação foi de natureza qualitativa, que consistiu na entrevista semiestruturada no formato entrevistadores e entrevistados com as professoras nomeadas por P1 e P2 de uma escola municipal localizada no distrito de Frexeiras no município de Escada. Esta pesquisa está fundamentada em Saraiva (2022), Oliveira (2022), Silva (2023), Feitosa (2022), Santos e Garbossa (2023), Horta (2022), Pains (2020) e Leite, Silva e Pereira (2021). Os resultados obtidos apontam que a interação da família com a escola contribui com o processo de ensino e aprendizagem e promove um ambiente dinâmico e colaborativo, sendo um instrumento facilitador da aprendizagem, com isso ambas necessitam andar juntas. A conclusão aponta que a família por ser o primeiro grupo social em que a criança está inserida interagir na sua vida escolar ela se torna uma peça primordial para na base da construção de uma boa autoestima, autonomia, conhecimento e na formação de sujeitos críticos e reflexivos consolidado a qualidade da educação. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Julia da Silva Gomes, FAESC

Licenciatura em pedagogia, Faculdade da Escada-FAESC. 

Michelly Camily da Silva Soares, FAESC

Licenciatura em pedagogia, Faculdade da Escada-FAESC. 

Monica Cristina de Sousa, FAESC

Licenciatura em pedagogia,Faculdade da Escada-FAESC.  

Ana Mikesia de Mélo

Orientadora: Esp.

Davi Libâneo de Mélo

Coorientador: Dr.

Downloads

Publicado

2025-11-06

Como Citar

Gomes, A. J. da S., Soares, M. C. da S., Sousa, M. C. de, Mélo, A. M. de, & Mélo, D. L. de. (2025). AS CONTRIBUIÇÕES DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 1612–1625. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21841