AS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS E SEUS IMPACTOS NA APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17522Palavras-chave:
Afetividade. Habilidades. Socioemocionais. Aprendizagem.Resumo
Este estudo tem como objetivo investigar as habilidades socioemocionais e o papel que desempenha na aprendizagem. Usando uma abordagem metodológica qualitativa, por meio de entrevistas estruturadas, o presente estudo revela que as habilidades socioemocionais tem um impacto positivo e significativo no processo de aprendizagem, no entanto também identificou alguns desafios no que diz respeito a carga horária disponível para o desenvolvimento dessas competências, o que muitas vezes ocorre por conta de um currículo sobrecarregado. A pesquisa foi realizada em uma escola privada com dois professores, que foram nomeados de P1 e P2, com o intuito de contribuir nas análises dos resultados, que foi possível compreender como essa disseminação do conhecimento sobre as habilidades socioemocionais pode interferir na aprendizagem da criança, quando o professor não compreende sobre afetividade e sua relação com o aluno. A relação entre o docente e discente é fundamental para a construção dos conhecimentos. Neste sentido, a via afetiva dialoga com o cognitivo, considerando a interdependência dessas duas vias e suas contribuições no processo evolutivo do aluno. O presente estudo tem essa perspectiva de auxiliar na compreensão das habilidades socioemocionais e seus impactos na aprendizagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY