A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TEA NO AMBIENTE ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22071Palavras-chave:
Família. Escola. Inclusão. Autista.Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo investigar como a importância do papel da família no processo de inclusão de crianças com TEA no ambiente escolar, colabora para a criação de um ambiente mais acolhedor e eficaz, favorecendo assim, o desenvolvimento e a participação ativa desses estudantes autistas, este trabalho fundamenta-se em (Carvalho e Shaw, 2021) e (Silva e Menezes, 2022). A abordagem da pesquisa é qualitativa descritiva, onde a mesma foi realizada em uma escola da rede pública no município de Amaraji, localizada na zona da mata no estado de Pernambuco, tendo como sujeitos da pesquisa duas professoras nomeadas P1 e P2. A escola fica em um bairro um pouco mais afastado do centro da cidade, onde a maioria desses estudantes são de baixa renda. Durante esse estudo observou-se que, a inclusão desses estudantes autistas não é só responsabilidade da escola e da família, mas sim um envolvimento conjunto, no qual o estudante encontra melhores condições para se desenvolver integralmente. Os referentes dados foram coletados de maneira clara e objetiva, com a finalidade de encontrar resultados possíveis. Essa hipótese, foi confirmada à medida que as professoras relataram que, a parceria entre família e escola ajuda a resolver os problemas de maneira mais fluída e expressiva, fortalecendo assim, a relação de apoio de ambas as partes.
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