UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA DO PROFISSIONAL DE APOIO À ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO EM ALTAMIRA – PARÁ

Autores

  • Antônio dos Santos Leonel UNIFAP
  • Ronaldo dos Santos Leonel UEPA
  • Joab Marques da Costa Instituto Federal de Ciências e tecnologias do Pará–IFPA
  • Maxilene Ferreira Sales Universidade Federal do Pará
  • Aldemberg Meireles Soares da Silva FACINTER
  • Raquel Damares Machado Meireles da Silva UFPA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5511

Palavras-chave:

Educação. Autismo. Currículo. Educação básico. Altamira.

Resumo

O trabalho: “Um olhar sobre a prática de profissionais de apoio à alunos com autismo da rede municipal de ensino em Altamira Pará”, vincula-se à linha de pesquisa de Currículo e Gestão da Escola Básica e busca discutir a prática pedagógica desses profissionais à alunos com TEA. Nesta pesquisa denominamos por profissionais de apoio (doravante P.A.) os sujeitos que auxiliam alunos com deficiência e no caso da arguição aqui apresentada com foco em estudantes com transtorno do espectro autista TEA nas diversas atividades desenvolvidas na escola, dentro e fora da sala de aula regular. Estudar um olhar sobre a prática de profissionais de apoio (PA) à alunos com autismo contribui para ampliar o conhecimento na área, transportando-nos a perspectiva da inclusão escolar. Neste horizonte, a temática reafirma a necessidade de que todos compreendam e aceitem a diversidade humana, e possam contribuir na construção de uma sociedade justa e igualitária. O foco central desse estudo é campear o quanto a polidez de crianças autistas é algo que inclui muitas habilidades sociais, visuais, comportamentais e de rotina. Evidenciando quais seriam as estratégias fundamentais para que a criança autista cresça cognitivamente e socialmente, além de elevar o bem-estar psicológico da criança e da família.

Biografia do Autor

Antônio dos Santos Leonel, UNIFAP

Professor do magistério superior, colegiado Letras/Francês- UNIFAP. Doutorando em Ciências da Educacion -UNADES. Mestre em Ciências da Educacion - UNADES. Especialista em linguística aplicada – FTA e Graduado em Letras/português – UVA Macapá/Amapá. E-mail: leonel.lima_filho@hotmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7835748549798398.

Ronaldo dos Santos Leonel, UEPA

Mestrando em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia –UEPA, e Graduado em Biologia-UVA, e Educação do Campo com Habilitação em Ciências da Natureza e Matemática - IFPA/CAMPUS Altamira, Pós-Graduado em Educação Especial FAVINE, e Gestão Escolar UNINTER. Professor Efetivo da educação básica no Município de Altamira, E-mail: ronaldoleonelatm@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6105638621607429.

Joab Marques da Costa, Instituto Federal de Ciências e tecnologias do Pará–IFPA

Graduado em educação do Campo com Habilitação em Ciências Sociais e Humanas pelo Instituto Federal de Ciências e tecnologias do Pará–IFPA, É professor da educação básica no Município de Altamira/Pará, E-mail: joabmax530@gmail.com. lattes: http://lattes.cnpq.br/9196660186320348

Maxilene Ferreira Sales, Universidade Federal do Pará

Formada em Letras pela Universidade Federal do Pará. Especialista em Estudos Linguísticos e Análise Literária / FAPAF. Licenciada em Pedagogia (Faculdade Intervale) Especialista em Gestão e Coordenação. Pedagógica (Faculdade Intervale) Prof.ª de Língua Portuguesa dos anos finais do Município de Altamira. E-mail:maxilene1@hotmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/200718433014125585.5273

Aldemberg Meireles Soares da Silva, FACINTER

Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de História e Geografia FACINTER, Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia UFPA, Professor Efetivo da Educação Geral no Município de Altamira-PA, E-mail: aldembergmss@hotmail.com.

Raquel Damares Machado Meireles da Silva, UFPA

Pós-Graduada em Matemática do Ensino Básico UFPA, Graduada em Licenciatura Plena em Matemática UFPA, Professora efetiva da Rede Estadual de Ensino do Estado do Pará. E-mail: raquel.da.mares@hotmail.com.

 

 

Downloads

Publicado

2022-05-31

Como Citar

Leonel, A. dos S. ., Leonel, R. dos S. ., Costa, J. M. da ., Sales, M. F. ., Silva, A. M. S. da ., & Silva, R. D. M. M. da . (2022). UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA DO PROFISSIONAL DE APOIO À ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO EM ALTAMIRA – PARÁ. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(5), 552–566. https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5511