CONSOLIDAÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO 4.0 E SUAS REPERCURSÕES NO SÉCULO XXI

Autores

  • Antônio dos Santos Leonel UNIFAP
  • Ronaldo dos Santos Leonel UEPA
  • Joab Marques da Costa nstituto Federal de Ciências e tecnologias do Pará
  • Maxilene Ferreira Sales Universidade Federal do Pará
  • Aldemberg Meireles Soares da Silva FACINTER
  • Raquel Damares Machado Meireles da Silva Rede Estadual de Ensino do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5504

Palavras-chave:

Aprendizagem. Tecnologia da Informação e Comunicação. Ciberespaço. Educação.

Resumo

O artigo aqui apresentado aprofunda o tema – Consolidação e sistematização da educação 4.0 e suas repercussões no Século XXI- com o objetivo de esmiuçar os desafios da educação na era digital e globalizada bem como seus impactos numa sociedade 4.0. A temática conduz os pesquisadores a várias questões de indagações motivadoras: Qual a nova configuração da educação 4.0 que possibilite a aprendizagem do estudante e desenvolva as competências para o século XXI?  Quais os principais impactos das mudanças da educação 4.0 para o professor que se encontra no advento do mundo 4.0? Para aprofundar tais questões foi desenvolvido um estudo de cunho bibliográfico qualitativo a partir de autores que aprofundam a temática em estudo. O texto esquadrinha em seu referencial teórico a Metamorfose da Educação: 1.0, 2.0, 3.0, 4.0.

Biografia do Autor

Antônio dos Santos Leonel, UNIFAP

Professor do magistério superior, colegiado Letras/Francês- UNIFAP. Doutorando em
Ciências da Educacion -UNADES. Mestre em Ciências da Educacion - UNADES. Especialista em linguística aplicada – FTA e Graduado em Letras/português – UVA Macapá/Amapá. Email: Leonel.lima_filho@hotmail.com. LATTES: http://lattes.cnpq.br/7835748549798398.

Ronaldo dos Santos Leonel, UEPA

Mestrando em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia –UEPA, e Graduado em Biologia-UVA, e Educação do Campo com Habilitação em Ciências da Natureza e Matemática - IFPA/CAMPUS Altamira, Pós-Graduado em Educação Especial FAVINE, e Gestão Escolar UNINTER. Professor Efetivo da educação básica no Município de Altamira, E-mail: ronaldoleonelatm@gmail.com.  LATTES:  http://lattes.cnpq.br/6105638621607429.

Joab Marques da Costa, nstituto Federal de Ciências e tecnologias do Pará

Graduado em educação do Campo com Habilitação em Ciências Sociais e Humanas pelo Instituto Federal de Ciências e tecnologias do Pará–IFPA, É professor da educação básica no Município de Altamira/Pará, E-mail:joabmax530@gmail.com.http://lattes.cnpq.br/9196660186320348

Maxilene Ferreira Sales, Universidade Federal do Pará

Formada em Letras pela Universidade Federal do Pará. Especialista em Estudos Linguísticos e Análise Literária / FAPAF. Licenciada em Pedagogia (Faculdade Intervale) Especialista em Gestão e Coordenação. Pedagógica (Faculdade Intervale) Prof.ª de Língua Portuguesa dos anos finais do Município de Altamira. E-mail: maxilene1@hotmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/200718433014125585.5273

Aldemberg Meireles Soares da Silva, FACINTER

Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de História e Geografia FACINTER, Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia UFPA, Professor Efetivo da Educação Geral no Município de Altamira-PA, Email: aldembergmss@hotmail.com.

Raquel Damares Machado Meireles da Silva, Rede Estadual de Ensino do Estado do Pará

Pós-Graduada em Matemática do Ensino Básico UFPA, Graduada em Licenciatura Plena em Matemática UFPA, Professora efetiva da Rede Estadual de Ensino do Estado do Pará, E-mail: raquel.da.mares@hotmail.com.

Downloads

Publicado

31/05/2022

Como Citar

Leonel, A. dos S. ., Leonel, R. dos S. ., Costa, J. M. da ., Sales, M. F. ., Silva, A. M. S. da ., & Silva, R. D. M. M. da . (2022). CONSOLIDAÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO 4.0 E SUAS REPERCURSÕES NO SÉCULO XXI . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(5), 223–232. https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5504

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)