MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 6º AO 9º ANO ATRAVÉS DAS METODOLOGIAS ATIVAS: ANÁLISE DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EMEF. SOL NASCENTE EM ALTAMIRA – PARÁ COM VISTAS À SUPERAÇÃO DO ENSINO TRADICIONAL
Palavras-chave:
Metodologias ativas. Educação. Sol Nascente. Matemática. Vivência.Resumo
O presente trabalho apresenta resultados de estudos que apontam como a inserção das metodologias ativas no ensino de ciências naturais/matemática propicia aos alunos relacionarem conhecimento tecnológicos com situações de sua vivência. A experiência foi desenvolvida por meio de observação da prática de docente em aulas de ciências naturais/matemática entre as turmas do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental na escola pública Sol Nascente em Altamira estado do Pará. A abordagem temática visou explorar relações Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) e foi desenvolvida seguindo orientações de adoção de situação de estudo e de temas geradores recomendadas na literatura de ensino de ciências e obviamente atrelados a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A análise dos dados sugere que estudantes que não estabeleciam vínculos entre conhecimento tecnológicos e o seu contexto de vida, passaram a perceber tal articulação após a introdução de um tema. Além disso, observou-se um maior interesse e participação dos alunos durante as aulas com uso de metodologias ativas, acompanhados de uma maior compreensão do conteúdo científico explorado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY