EDUCAÇÃO AMBIENTAL /CURRÍCULO NO ENSINO FUNDAMENTAL CAMPONÊS: UMA REVISÃO TEÓRICA A PARTIR DAS PRÁTICAS ESCOLARES DO POLO SOL NASCENTE-ASSURINI EM ALTAMIRA-PÁ

Autores

  • Ronaldo dos Santos Leonel UEPA
  • Aldemberg Meireles Soares da Silva FACINTER
  • Raquel Damares Machado Meireles da Silva UFPA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5553

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Sustentabilidade. Socioambiental. Projetos Interdisciplinares.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar o desenvolvimento das ações educativas de Educação Ambiental, realizados no ensino fundamental nas Escolas que compõem o Polo Sol Nascente localizada no assentamento rural ASSURINI em Altamira Pará na Região Transamazônica e Xingu - envolvida pela pesquisa - e a relação desses projetos com os problemas socioambientais das comunidades do entorno das unidades de ensino supracitadas. Com base em referencial teórico sobre a Educação Ambiental, dando ênfase à sustentabilidade socioambiental e aos projetos interdisciplinares no currículo escolar, a pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa bibliografia, utilizando-se de três técnicas de coleta de dados: a entrevista semiestruturada, a observação e a análise documental. O tratamento dos dados dar-se-á por meio da análise de conteúdo, a partir da metodologia de BARDIN (1977). Espera-se que com a consolidação do projeto tenhamos, sugestões em vista do aprimoramento dos projetos de Educação Ambiental na escola Sol Nascente e demais escolas nucleadas.

Biografia do Autor

Ronaldo dos Santos Leonel, UEPA

Mestrando em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia – UEPA, Graduado em Biologia pele Universidade Vale do Acaraú – UVA, e Educação do Campo com Habilitação em Ciências da Natureza e Matemática pelo Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Pará - IFPA/CAMPUS Altamira, Pós-Graduado em Educação Especial FAVINE, e Gestão Escolar UNINTER, ProfessorEfetivo da educação básica no Município de Altamira, E-mail: ronaldoleonelatm@gmail.com . http://lattes.cnpq.br/6105638621607429.

Aldemberg Meireles Soares da Silva, FACINTER

Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de História e Geografia FACINTER, Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia UFPA, Professor Efetivo da Educação Geral no Município de Altamira-PA, Email: aldembergmss@hotmail.com.

Raquel Damares Machado Meireles da Silva, UFPA

Pós-Graduada em Matemática do Ensino Básico UFPA, Graduada em Licenciatura Plena em Matemática UFPA, Professora efetiva da Rede Estadual de Ensino do Estado do Pará, Email:raquel.da.mares@hotmail.com.

Downloads

Publicado

31/05/2022

Como Citar

Leonel, R. dos S. ., Silva, A. M. S. da ., & Silva, R. D. M. M. da . (2022). EDUCAÇÃO AMBIENTAL /CURRÍCULO NO ENSINO FUNDAMENTAL CAMPONÊS: UMA REVISÃO TEÓRICA A PARTIR DAS PRÁTICAS ESCOLARES DO POLO SOL NASCENTE-ASSURINI EM ALTAMIRA-PÁ. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(5), 1108–1124. https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5553

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.