A TERAPIA OCUPACIONAL NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM TEA: PAPEL DA FAMÍLIA, ESCOLA E EQUIPE MULTIDISCIPLINAR
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17342Palavras-chave:
Transtorno do Espectro Autista (TEA). Terapia Ocupacional. Rede de Apoio.Resumo
Este estudo destaca a relevância da Terapia Ocupacional (TO) no desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), enfatizando seu papel no apoio às famílias, escolas e equipes multiprofissionais no processo de inclusão. A TO oferece estratégias personalizadas para enfrentar desafios do cotidiano, promovendo o desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas, afetivas e sensoriais por meio de atividades terapêuticas e lúdicas. Além de contribuir para a qualidade de vida das crianças, a intervenção fortalece a resiliência familiar diante das demandas associadas ao TEA. Famílias de crianças autistas enfrentam estresse e sobrecarga significativos, o que torna essencial a construção de uma rede de apoio multidisciplinar. Essa rede inclui a colaboração entre profissionais e grupos de apoio, favorecendo o bem-estar geral e facilitando a inclusão social. Assim, a Terapia Ocupacional atua como um elemento central na promoção da autonomia e da qualidade de vida dessas crianças e suas famílias.
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