A TERAPIA OCUPACIONAL NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM TEA: PAPEL DA FAMÍLIA, ESCOLA E EQUIPE MULTIDISCIPLINAR

Autores

  • Ana Cléia Nascimento Fagundes Unifatecie
  • Cláudia Cristiane Verçosa Simões de Farias UNIFATECIE
  • Lucianne Oliveira Monteiro Andrade UniEvangélica

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17342

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista (TEA). Terapia Ocupacional. Rede de Apoio.

Resumo

Este estudo destaca a relevância da Terapia Ocupacional (TO) no desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), enfatizando seu papel no apoio às famílias, escolas e equipes multiprofissionais no processo de inclusão. A TO oferece estratégias personalizadas para enfrentar desafios do cotidiano, promovendo o desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas, afetivas e sensoriais por meio de atividades terapêuticas e lúdicas. Além de contribuir para a qualidade de vida das crianças, a intervenção fortalece a resiliência familiar diante das demandas associadas ao TEA. Famílias de crianças autistas enfrentam estresse e sobrecarga significativos, o que torna essencial a construção de uma rede de apoio multidisciplinar. Essa rede inclui a colaboração entre profissionais e grupos de apoio, favorecendo o bem-estar geral e facilitando a inclusão social. Assim, a Terapia Ocupacional atua como um elemento central na promoção da autonomia e da qualidade de vida dessas crianças e suas famílias.

Downloads

Biografia do Autor

Ana Cléia Nascimento Fagundes, Unifatecie

Estudante do Curso Bacharelado em Terapia Ocupacional (Unifatecie). Técnica de Enfermagem (Escola de Enfermagem de Camaçari). Especialista em Suporte Básico de Vida em Emergência Adulto e Pediátrica (SAMU). Atuação Profissional: Técnica de Enfermagem na Unidade de Pronto Atendimento - UPA Pediátrica Camaçari - BA. 

Cláudia Cristiane Verçosa Simões de Farias, UNIFATECIE

Estudante do Curso Bacharelado em Terapia Ocupacional (Unifatecie). Pedagoga (UFBA). Licenciada em Ciências Biológicas (Faculdade Única). Tecnóloga em Gestão Ambiental (IFPE). Especialista em Educação Especial (Facinter). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (Unina). Especialista em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis (UFOP). Mestre em Ciências da Educação (Unasur – PY). Doutoranda em Ciências da Educação (UNIGRAN – PY). Atuação Profissional: Coordenação Técnica da Educação Especial Inclusiva/SEDUC - Rede Pública Municipal de Ensino de Dias d'Ávila-BA. 

Lucianne Oliveira Monteiro Andrade, UniEvangélica

Licenciada em Matemática (UFG). Especialista em Educação Matemática (UniEvangélica). Especialista em Educação de Jovens e Adultos (CEFET-MG). Mestre em Ciências (UFRRJ). Doutora em Educação (Universidad Interamericana – PY). Atuação Profissional: Professora EBTT do IFGOIANO. 

Downloads

Publicado

2024-12-09

Como Citar

Fagundes, A. C. N., Farias, C. C. V. S. de, & Andrade, L. O. M. (2024). A TERAPIA OCUPACIONAL NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM TEA: PAPEL DA FAMÍLIA, ESCOLA E EQUIPE MULTIDISCIPLINAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(12), 2031–2043. https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17342