FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA ESPECIAL, COM FOCO EM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Autores

  • Marineide Vieira de  Azevedo Veny Creator Christian University
  • Murilo Euzébio dos  Santos Veny Creator Christian University
  • Veridiana Xavier Dantas Veni Crestor Christian Universidade

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12853

Palavras-chave:

Educação inclusiva. TEA. ABA.

Resumo

Cada vez mais comentado nos dias de hoje, a educação inclusiva especial, tem a ver com o objetivo de garantir a todos à educação, assim o presente artigo visa mostrar quais os princípios da Educação Inclusiva Especial, quais bases norteadoras utilizam ao expor tais princípios; em seguida ,focar no Transtorno do Espectro Autista(TEA), procurando vê como se dá essa inclusão das crianças e adolescentes que têm esses transtornos, buscando colher informações a respeito, como se dá seu desenvolvimento, procurar saber como descobrir precocemente os sintomas, quais os meios de intervenção, tendo como objetivo, obter respostas sobre essas intervenções utilizadas, saber se estão dando certo os procedimentos utilizados, como a Análise do Comportamento Aplicada (ABA) em relação a essa inclusão, tendo como metodologia pesquisas bibliográficas, pesquisa de campo, com aplicação de um questionário fechado aos pais de crianças e adolescentes com TEA, tratados numa Clínica Multidisciplinar.

Biografia do Autor

Marineide Vieira de  Azevedo, Veny Creator Christian University

Mestranda em Ciências da Educação pela Veny Creator Christian University, Bacharel em Geografia pela UFPE/ Pós-graduada em Direito Civil e Processual Civil/Pós-Graduada em Direito de Família. Oficiala de Justiça Funcionária do TJPE.  

Murilo Euzébio dos  Santos, Veny Creator Christian University

Mestrando em Ciências da Educação pela Veny Creator Christian University. Engenheiro Agrônomo /UFRPE/ e Especialista em MBA em Gestão Jurídica no poder Judiciário. Funcionário do TJPE, Oficial de Justiça. 

Veridiana Xavier Dantas, Veni Crestor Christian Universidade

Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba/PB; Pedagoga, Especialista em Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia; Analista Comportamental; Coordenadora e Professora da Faculdade Três Marias/PB; Coordenadora da Educação Básica Municipal/PB; Professora no Mestrado em Ciências da Educação pela Veny Creator Cristian University; Palestrante, escritora e consultora de Projetos da FUNETEC e EDUCAVERSO. 

Downloads

Publicado

2024-01-25

Como Citar

Azevedo, M., Santos, M., & Dantas, V. X. (2024). FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA ESPECIAL, COM FOCO EM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(12), 1244–1252. https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12853