ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13918Palavras-chave:
Transtorno do Espectro do Autismo. Análise do Comportamento Aplicada. Educação Inclusiva. Estratégias de Intervenção.Resumo
O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) refere-se a um transtorno do neurodesenvolvimento marcado por alterações qualitativas e quantitativas na comunicação, interação social e no comportamento. Apesar dos avanços na compreensão do mesmo, a tradução das práticas educacionais inclusivas a estes alunos através da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) na escola ainda é limitada. Este estudo visa explorar como a ABA pode proporcionar estratégias educacionais inclusivas aos alunos com TEA. A metodologia adotada foi uma revisão bibliográfica narrativa, compilando estudos relevantes dos últimos vinte anos. Foram discutidos critérios diagnósticos, sinais e marcadores neurobiológicos de TEA, bem como consequências para o aprendizado e práticas educacionais alinhadas com a perspectiva da ABA para uma efetiva educação inclusiva. A revisão destacou as principais disfunções executivas que impactam no aprendizado, dificuldade na atenção compartilhada, planejamento, execução de tarefas, controle dos impulsos, imitação e comunicação para compreender os desafios enfrentados pelos alunos com TEA. As estratégias educacionais propostas incluem a estruturação do ambiente, divisão de tarefas, uso de pistas visuais, comunicação alternativa, plano de ensino individualizado, adaptação de materiais e de avaliações, dentre outros. A criação de um ambiente educacional adaptado pode promover o engajamento dos alunos com TEA nos processos de aprendizagem e por consequência contribuição para evolução dos mesmos e manutenção e generalização de ganhos de aprendizagens adquiridas. Por fim, destaca-se a importância da pesquisa contínua e da colaboração entre profissionais da educação e escolas para aprimorar as práticas educacionais aos alunos com TEA.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY