ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13918

Palabras clave:

Transtorno do Espectro do Autismo. Análise do Comportamento Aplicada. Educação Inclusiva. Estratégias de Intervenção.

Resumen

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) refere-se a um transtorno do neurodesenvolvimento marcado por alterações qualitativas e quantitativas na comunicação, interação social e no comportamento. Apesar dos avanços na compreensão do mesmo, a tradução das práticas educacionais inclusivas a estes alunos através da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) na escola ainda é limitada. Este estudo visa explorar como a ABA pode proporcionar estratégias educacionais inclusivas aos alunos com TEA. A metodologia adotada foi uma revisão bibliográfica narrativa, compilando estudos relevantes dos últimos vinte anos. Foram discutidos critérios diagnósticos, sinais e marcadores neurobiológicos de TEA, bem como consequências para o aprendizado e práticas educacionais alinhadas com a perspectiva da ABA para uma efetiva educação inclusiva. A revisão destacou as principais disfunções executivas que impactam no aprendizado, dificuldade na atenção compartilhada, planejamento, execução de tarefas, controle dos impulsos, imitação e comunicação para compreender os desafios enfrentados pelos alunos com TEA. As estratégias educacionais propostas incluem a estruturação do ambiente, divisão de tarefas, uso de pistas visuais, comunicação alternativa, plano de ensino individualizado, adaptação de materiais e de avaliações, dentre outros. A criação de um ambiente educacional adaptado pode promover o engajamento dos alunos com TEA nos processos de aprendizagem e por consequência contribuição para evolução dos mesmos e manutenção e generalização de ganhos de aprendizagens adquiridas. Por fim, destaca-se a importância da pesquisa contínua e da colaboração entre profissionais da educação e escolas para aprimorar as práticas educacionais aos alunos com TEA.

Biografía del autor/a

Renata Massalai, Cristian Bussness School

Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário de Vila Velha (UVV). Mestre em Neurociências pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Christian Business School, Flórida, EUA. Vitória, Espírito Santo. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9564-4794.

Diógenes José Gusmão Coutinho, Christian Business School

Doutor em Biologia Vegetal pela mesma Universidade Christian Business School, Florida, EUA. Centro Universitário Brasileiro. Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Publicado

2024-05-09

Cómo citar

Massalai, R., & Coutinho, D. J. G. (2024). ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 1886–1915. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13918